quarta-feira, 24 de agosto de 2016

# O Que Comer Nos Intervalos Das Refeições?





As refeições intermediárias são verdadeiras peças-chave para a manutenção da saúde e da boa forma, vale destacar a importância de comer a cada três horas, pois contribui para a manutenção do metabolismo, para o controle saudável da glicemia, do apetite e manutenção da massa muscular.


Comer, aproximadamente, de três em três horas, ajuda o corpo a se sentir 'seguro' com esse aporte de nutrientes. Se ocorre um jejum prolongado, ele se sente em perigo e começa a funcionar mais lentamente, priorizando as funções vitais, como respiração e batimentos, e economizando energia, pois não sabe quando receberá alimento novamente.

Mesmo assim, eles devem seguir regras para evitar o descontrole! São três os momentos do dia em que você precisa fazer uma pausa para se alimentar: 3h depois do café da manhã, 3h após o almoço e 2h depois do jantar. Prefira opções ricas em nutrientes, como as frutas fáceis de carregar na bolsa e que não estraguem durante o dia. Maçã, pera e goiaba são algumas delas. As castanhas, sementes em barra e os pacotinhos com frutas secas e desidratadas também são boas pedidas. Sanduíches com vegetais crus, como cenoura, rabanete, tomatinhos cereja e pepino também podem fazer parte desse lanche. É preciso tomar cuidado para não exagerar no tamanho das porções. O ideal é comer pouco em uma grande variedade.

Regrinha dos Macronutrientes muito importante que são nutrientes necessários ao organismo diariamente e em grandes quantidades. Constituem a maior parte na dieta. Fornecem energia e componentes fundamentais para o crescimento e manutenção do corpo. Fazem parte deste grupo carboidratos, proteínas e gorduras. A unidade de medida é o grama. O equilíbrio alimentar depende da proporção ideal entre eles.


Algumas sugestões:

Manhã: É a melhor hora para ingerir carboidratos de qualidade, caso queira inserir, porém, foque nos alimentos que ajudam no seu objetivo de emagrecimento e não nos que podem atrapalhar. Exemplos:

Fruta com algumas amêndoas.
Mix de castanhas, amêndoas e avelãs.
Iogurte natural com castanhas
Ovos mexidos

Tarde: Nesta hora, no geral, caso vocês não forem se exercitar, tentem evitar carboidratos e foque nas outras opções. Caso se exercitem, lembre-se de comer de 60 a 120 minutos antes do treino para o corpo processar esse alimento e transforma-lo em energia. Exemplos:

Queijo cottage com amêndoas.
Mix de castanhas, amêndoas, avelãs
Cenoura com frango desfiado
Ovo cozido com brócolis

Noite: Nesta hora, sugiro que evite carboidratos completamente, ou sempre opte pelos fibrosos em menor quantidade. Carboidratos densos vão impactar negativamente no seu objetivo de emagrecimento. Exemplos:

Queijo cottage com nozes, castanhas, amêndoas, sementes.
Iogurte Natural
Punhado de nozes, castanhas, amêndoas ao natural.
Maça com nozes

Mais opções:

  • Barrinhas de cereais com alto teor de fibras.
  • 30 g de frutas secas ou liofilizadas (aquelas desidratadas e vendidas em pacotinhos).
  • 30 g de castanhas e sementes. Crocantes e saborosas, elas matam a vontade de mastigar!
  • 1 fruta fresca. Maçã, pera, banana e ameixa são boas opções.
  • 1 copo de suco de fruta natural, como laranja, morango, melão ou melancia.
  • 1 copo de suco de soja light.
  • Sanduíche levinho, feito com 1 fatia de pão de forma integral + 1 colher (chá) de requeijão light ou 1 colher (chá) de geleia diet ou cream cheese light ou 1 fatia fina de queijo minas frescal.
  • 1 vitamina de morango (8 morangos ou 1 polpa + 200 ml de leite desnatado + adoçante + 1 colher (chá) de linhaça.
  • 4 cookies integrais + 1 copo de chá de frutas gelado sem açúcar ou com adoçante + 1 queijinho processado light e 1 leite fermentado.
  • 1 porção de gelatina diet.

Dica: Evite sempre comer apenas uma fruta sozinha no lanche, acrescente sempre uma gordura boa, exemplos: amêndoas, castanhas, nozes, esses alimentos iram retardar a digestão, proporcionando uma sensação de saciedade e vocês não passaram fome.
Esses são apenas alguns exemplos, vocês podem estar substituindo, de acordo com o gosto de cada um. Mas lembrando sempre de seguir a regrinha dos 3 macronutrientes. Além disso, procurem sempre focar sua alimentação com alimentos naturais, isso irá ajudar no seu objetivo.

Uma alimentação controlada pode ajudar a melhorar o desempenho no trabalho, no comportamento, e até mesmo na relação com as pessoas.

Para quem tem o dia a dia muito corrido e não tem tempo de parar para fazer as refeições, esses alimentos são muito indicados. Cabem na bolsa, na mala, na mochila, estão sempre a mão, e mesmo na frente do computador, podem ser consumidos sem nenhum problema.


# A falta de tempo não é mais desculpa para uma vida saudável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário