quinta-feira, 25 de agosto de 2016

#Alimentação Rica Em Ferro!




A falta de ferro no organismo atinge boa parte da população mundial sofre de carência de ferro no organismo. Em algumas pessoas essa falta está associada ao baixo consumo, mas em outros casos pode haver algum problema na absorção do ferro, os principais sintomas da falta de ferro no organismo são “fraqueza, palidez, fadiga, falta de concentração, sonolência, palpitação e formigamento nas mãos e pés”. Sentindo alguns desses sintomas é necessário buscar uma ajuda médica para a realização de exames detalhados.

O consumo de alimentos ricos em ferro, como as carnes vermelhas ou o pão de cevada, por exemplo, podem ajudar a curar a anemia quando ela é causada pela deficiência de ferro no sangue. Porém, os alimentos ricos em ferro são importantes em todas as fases da vida e devem ser consumidos com frequência, especialmente, em gestantes, bebês e idosos, pois estes grupos possuem uma necessidade maior de ferro no organismo.

O melhor ferro para o organismo é o que está presente em alimentos de origem animal, pois ele é absorvido em maior quantidade pelo intestino. Além disso, alimentos ricos em vitamina C como laranja, kiwi e abacaxi, ajudam a aumentar a absorção de ferro no organismo.
Alimentos:

Alimentos ricos em ferro de origem animal, como as carnes vermelhas, o ovo ou a farinha de peixe, pois o ferro destes alimentos é absorvido com facilidade;

Alimentos ricos em ferro de origem vegetal como o feijão, as ervilhas ou a salsa. Estes alimentos devem ser consumidos sempre com uma fonte de vitamina C como laranja, morango ou pimentão, para melhorar a absorção de ferro. Por exemplo, comer arroz com feijão preto e laranja de sobremesa;



Existem especiarias ricas em ferro, plantas naturais e também frutas que nos ajudarão a aumentar ainda mais o nível de ferro e nos oferecerão vitamina C para assimilar este mineral no intestino delgado. Assim, evite que seus pratos sejam sempre homogêneos, tente misturar, por exemplo, brócolis com camarões, ou espinafre com passas, abacaxis, ou ainda, peito de peru com mostarda… Há dezenas de ideias das quais podemos desfrutar e que cuidam de nossa saúde.


Alguns dos alimentos mais ricos em ferro:

Mariscos; Brócolis; Camarão; Pimentão; Tomilho; Louro; Salsa; Espinafre; Grão de bico; Chicória; Rúcula; Mostarda; Cominho; Orégano seco; Carnes vermelhas; Manjericão; Canela em pó; Pimenta em pó; Curry; Alecrim; Pimenta preta; Amêijoa em conserva; Sardinha em conserva; Lentilha; Pimentão em pó; Milho frito; Chouriço; Pimenta branca; Ovo de galinha (a gema ressecada); Figos; Ameixas; Chocolate preto.

O consumo recomendado de ferro para mulheres entre 19 e 50 anos é de 18 miligramas diários. A partir dos 50 anos, esse número desce para os 8 miligramas e, no caso das grávidas, o consumo sobe para 27 miligramas por dia.

Dica: Cuidado com o excesso de ferro vale salientar, que apesar da importância do consumo, o excesso de ferro é prejudicial e pode trazer também problemas de saúde, como o aumento de riscos de câncer, de doenças degenerativas, como o mal de Parkinson, e o comprometimento de algumas funções normais do organismo. Por isso, consuma-o na quantidade certa.

Enfim sabemos que os legumes em geral são muito adequados para combater a anemia, mas para nos beneficiarmos ainda mais seria interessante que aprendêssemos a preparar pratos mais variados com os quais potencializam as propriedades destes alimentos.


# O ferro é um nutriente de estrema importância pra vida, seu papel é na condução do oxigênio para as células do nosso corpo e na fabricação de células vermelhas do nosso sangue.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

# O Que Comer Nos Intervalos Das Refeições?





As refeições intermediárias são verdadeiras peças-chave para a manutenção da saúde e da boa forma, vale destacar a importância de comer a cada três horas, pois contribui para a manutenção do metabolismo, para o controle saudável da glicemia, do apetite e manutenção da massa muscular.


Comer, aproximadamente, de três em três horas, ajuda o corpo a se sentir 'seguro' com esse aporte de nutrientes. Se ocorre um jejum prolongado, ele se sente em perigo e começa a funcionar mais lentamente, priorizando as funções vitais, como respiração e batimentos, e economizando energia, pois não sabe quando receberá alimento novamente.

Mesmo assim, eles devem seguir regras para evitar o descontrole! São três os momentos do dia em que você precisa fazer uma pausa para se alimentar: 3h depois do café da manhã, 3h após o almoço e 2h depois do jantar. Prefira opções ricas em nutrientes, como as frutas fáceis de carregar na bolsa e que não estraguem durante o dia. Maçã, pera e goiaba são algumas delas. As castanhas, sementes em barra e os pacotinhos com frutas secas e desidratadas também são boas pedidas. Sanduíches com vegetais crus, como cenoura, rabanete, tomatinhos cereja e pepino também podem fazer parte desse lanche. É preciso tomar cuidado para não exagerar no tamanho das porções. O ideal é comer pouco em uma grande variedade.

Regrinha dos Macronutrientes muito importante que são nutrientes necessários ao organismo diariamente e em grandes quantidades. Constituem a maior parte na dieta. Fornecem energia e componentes fundamentais para o crescimento e manutenção do corpo. Fazem parte deste grupo carboidratos, proteínas e gorduras. A unidade de medida é o grama. O equilíbrio alimentar depende da proporção ideal entre eles.


Algumas sugestões:

Manhã: É a melhor hora para ingerir carboidratos de qualidade, caso queira inserir, porém, foque nos alimentos que ajudam no seu objetivo de emagrecimento e não nos que podem atrapalhar. Exemplos:

Fruta com algumas amêndoas.
Mix de castanhas, amêndoas e avelãs.
Iogurte natural com castanhas
Ovos mexidos

Tarde: Nesta hora, no geral, caso vocês não forem se exercitar, tentem evitar carboidratos e foque nas outras opções. Caso se exercitem, lembre-se de comer de 60 a 120 minutos antes do treino para o corpo processar esse alimento e transforma-lo em energia. Exemplos:

Queijo cottage com amêndoas.
Mix de castanhas, amêndoas, avelãs
Cenoura com frango desfiado
Ovo cozido com brócolis

Noite: Nesta hora, sugiro que evite carboidratos completamente, ou sempre opte pelos fibrosos em menor quantidade. Carboidratos densos vão impactar negativamente no seu objetivo de emagrecimento. Exemplos:

Queijo cottage com nozes, castanhas, amêndoas, sementes.
Iogurte Natural
Punhado de nozes, castanhas, amêndoas ao natural.
Maça com nozes

Mais opções:

  • Barrinhas de cereais com alto teor de fibras.
  • 30 g de frutas secas ou liofilizadas (aquelas desidratadas e vendidas em pacotinhos).
  • 30 g de castanhas e sementes. Crocantes e saborosas, elas matam a vontade de mastigar!
  • 1 fruta fresca. Maçã, pera, banana e ameixa são boas opções.
  • 1 copo de suco de fruta natural, como laranja, morango, melão ou melancia.
  • 1 copo de suco de soja light.
  • Sanduíche levinho, feito com 1 fatia de pão de forma integral + 1 colher (chá) de requeijão light ou 1 colher (chá) de geleia diet ou cream cheese light ou 1 fatia fina de queijo minas frescal.
  • 1 vitamina de morango (8 morangos ou 1 polpa + 200 ml de leite desnatado + adoçante + 1 colher (chá) de linhaça.
  • 4 cookies integrais + 1 copo de chá de frutas gelado sem açúcar ou com adoçante + 1 queijinho processado light e 1 leite fermentado.
  • 1 porção de gelatina diet.

Dica: Evite sempre comer apenas uma fruta sozinha no lanche, acrescente sempre uma gordura boa, exemplos: amêndoas, castanhas, nozes, esses alimentos iram retardar a digestão, proporcionando uma sensação de saciedade e vocês não passaram fome.
Esses são apenas alguns exemplos, vocês podem estar substituindo, de acordo com o gosto de cada um. Mas lembrando sempre de seguir a regrinha dos 3 macronutrientes. Além disso, procurem sempre focar sua alimentação com alimentos naturais, isso irá ajudar no seu objetivo.

Uma alimentação controlada pode ajudar a melhorar o desempenho no trabalho, no comportamento, e até mesmo na relação com as pessoas.

Para quem tem o dia a dia muito corrido e não tem tempo de parar para fazer as refeições, esses alimentos são muito indicados. Cabem na bolsa, na mala, na mochila, estão sempre a mão, e mesmo na frente do computador, podem ser consumidos sem nenhum problema.


# A falta de tempo não é mais desculpa para uma vida saudável.


segunda-feira, 9 de maio de 2016

#Benefícios do Brócolis!


O Brócolis pertence à família do Repolho e é conhecido como um dos vegetais mais nutritivos. Costuma-se comer cru em saladas e cozidos ou no vapor para preparar ensopado ou vários molhos. Vários tipos de Brócolis estão presentes, que tem um sabor único, cor, forma e tamanho. Ele traz frescor e aroma exclusivo para a cozinha junto com inúmeros benefícios à saúde. É uma rica fonte de Vitamina C e fibras alimentares. Brócolis também é uma excelente fonte em beta-caroteno e proteína. Além disso é rico em Vários minerais tais como: o Magnésio, Cálcio, Ferro e Zinco. É muito baixa em calorias e fornece apenas 35 calorias por 100 gramas de sua porção.

Um dos vegetais mais ricos em vitaminas A e C, ácido fólico, cálcio, potássio, selênio e fibras. É considerado um poderoso antioxidante, e possui propriedades anticancerígenas em especial contra câncer de mama, pulmão e cólon. Também é tido como um grande antidiabético, pois regula o açúcar e a insulina na corrente sanguínea.

Muitos chamam o brócolis de super alimento, já que é uma grande fonte de nutrientes e energia com pouquíssimas calorias. Entre alguns dos muitos benefícios do seu consumo está o retardamento do envelhecimento, a melhoria da pele e dos fios capilares, e a prevenção de diversas doenças como gastrites, úlceras e doenças cardíacas.

O brócolis é fonte de proteína magra, sendo fundamental para quem busca emagrecer com saúde, ou ainda ganhar massa muscular magra. O sistema imunológico é fortalecido pelo consumo regular de pequenas porções diárias de brócolis, e os ossos também são beneficiados pelo cálcio e vitamina K presentes no vegetal, os quais evitam doenças como a osteoporose.

Benefícios:

  • Contra o Câncer
  • Reduz Pressão Arterial
  • Para o Coração
  • Para a Pele e o Sistema Imunológico
  • Para os Olhos
  • Na Digestão
  • Contém cálcio e Vitamina K, que reforça osso e previne a osteoporose.
  • É rico em Potássio que ajuda a manter um sistema nervoso saudável e faz o cérebro funcionar de forma eficiente e ativa.
  • Tem natureza alcalina e pode ajudar a neutralizar a acidez no corpo.
  • É Fonte de flavanóides que é um agente anti-inflamatório e ajuda a reduzir os danos na pele e alergias.
  • Ajudam a ter uma gravidez tranquila, devido ao contem ácido fólico que auxilia na formação do feto.
  • Ajudam a diminuir a progesterona nos homens. Um estudo mostrou que uma substância contida nos brócolis diminuiu a progesterona nos homens.

Dicas:

O brócolis pode ser consumido cru em salada quando muito tenro, ou cozido em salada, sopa, suflês, bolos e refogados. O cozimento deve ser feito em vapor ou em panela tampada com pouca água, pelo menor tempo possível. O cozimento em excesso leva à perda de nutrientes e prejudica a textura. O descongelamento é rápido e feito durante o processo de cozimento e preparo do prato.
Se você não gostar do sabor ou da consistência, prepare um suco. Essa é a melhor forma de extrair todos os benefícios sem precisar comer o brócolis.

Suco de brócolis

Ingredientes:
3 flores de brócolis
2 laranjas
1/2 copo de água
açúcar (melhor não colocar, mas se colocar, dê preferência para o orgânico)

Modo de Preparo:
Bater tudo no liquidificador, coar e tomar imediatamente.

Portanto durante as refeições, o brócolis é um alimento importantíssimo para a saúde do nosso organismo, e essencial para o bem-estar dos ossos e do intestino. Por isso, reveja seus conceitos e tente inserir o vegetal na alimentação da família, compondo pratos nutritivos e saborosos. 


#Adicione brócolis aos pratos de massas juntamente com alguns outros vegetais e você verá como ficam mais apetitosos!

quinta-feira, 5 de maio de 2016

#Benefícios da Alcachofra!


Há muitas maneiras de colher os benefícios surpreendentes da alcachofras. Enquanto a parte favorita de muitas pessoas é o coração da alcachofras, são as folhas que contêm muitos dos poderosos benefícios da alcachofra para saúde.
A alcachofra pode ser consumida de várias maneiras, como em forma de chá, cozida ou até mesmo em cápsulas, sendo que dessa última forma é recomendado tomar duas cápsulas três vezes ao dia sempre após as refeições (2 pela manhã, 2 à tarde e 2 à noite). Com grandes poderes medicinais, a planta adquiriu boa fama entre os médicos que costumam receitar medicamentos naturais, principalmente no trato de doenças hepáticas. É possível encontrar na alcachofra grandes quantidades de vitaminas A, B, C, e minerais como o cobre, enxofre, iodo, cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio, zinco e manganês.

Benefícios

  • Atua como um tônico digestivo;
  • É diurética;
  • Estomáquica;
  • Ajuda na cura de doenças do fígado;
  • É laxativa, sem irritar a mucosa dos intestinos;
  • Diminui o mau colesterol;
  • É hipoglicemiante;
  • Depurativa;
  • Previne várias doenças hepáticas;
  • É eficaz no combate às gorduras, por isso é considerada emagrecedora;
  • Auxilia no combate ao endurecimento das artérias e possui efeito antiesclerótico;
  • Suas folhas reduzem a taxa de açúcar no sangue, controlando a diabetes, a hipertensão e a anemia.

A alcachofra é excelente alimento aliada para o emagrecimento, pelo alto teor de fibras alimentares que apresenta, com o consumo todos os dias. Essas fibras são lentas para serem eliminadas, e ficam por mais tempo pelo estômago, com a sensação da saciedade.
Atualmente a perda de peso é um desafio para muitas pessoas que desejam ter um belo corpo e qualidade de vida, sem os quilos a mais e a barriga indesejada. Esse alimento é excelente para a saúde e emagrecimento.

Contra indicação:

A contra indicação da alcachofra é na situação da obstrução do ducto biliar, lactação e também na gravidez. Para as grávidas, o consumo desse alimento de maneira cozida é permitido, sem riscos.

Portanto, insira a alcachofra nos seu preparo, ela proporciona um sabor gostoso às suas refeições, além de ser muito nutritiva e saudável!
É importante lembrar que para fazer tratamento é necessário passar em consulta com médico ou nutricionista para receber orientações especificas para cada caso.


#Dentre os vários benefícios a alcachofra ajuda a emagrecer e também atua contra o mau colesterol.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

#Benefícios do Agrião!


O Agrião é um membro sem-aquático. Um alimento básico desde a existência humana, é o mais antigo vegetal conhecido e consumido por seres humanos. Assim, tem sido comercializado e cultivado em todos os continentes do mundo. Os Benefícios do Agrião para saúde incluem o aumento da imunidade, prevenção do câncer e apoio a tireóideo. Além disso o Agrião e excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como: Vitamina C, Cálcio, Ferro, ácido fólico, Vitamina A, vitamina B6, vitamina B12, Magnésio, Fósforo e outros nutrientes que são necessários para a manutenção de uma boa saúde!

Essa verdura, muito consumida desde a antiguidade, pode ser preparada em saladas e sopas, e toda a planta pode ser aproveitada, sendo em seu talo a maior concentração das propriedades benéficas, inclusive iodo.
Como é um depurativo do sangue e também de órgãos importantes, como estômago, fígado e pulmões, entre muitos benefícios, previne diversas doenças e infecções a esses e a outros órgãos. Possui ainda, propriedades medicinais que garantem a proteção contra outras doenças e males, como o excesso de ácido úrico e mau funcionamento intestinal.

O agrião sempre foi um dos remédios naturais contra  a tuberculose, já que é um fortalecedor dos pulmões e do organismo, de forma geral, por causa de sua alta concentração de ferro e outras vitaminas e minerais. Há relatos antigos de seu uso em casos graves de doenças como escorbuto, varíola e sarampo e como um poderoso antídoto aos efeitos do cigarro, limpando os brônquios e protegendo os pulmões das bronquites e tosses.

É útil em casos de:
  • Diabetes
  • No trato de amenorreia
  • Dismenorreia
  • Colecistite
  • Colelitíase
  • Anorexia
  • Debilidade cardíaca e debilidade de forma geral
  • Hidropisia
  • Dermatoses
  • Litíase renal
  • Vermes
  • Preventivo da queda de cabelo (massagens no couro cabeludo com o suco também).

Benefícios:

  • Benefícios do agrião para o sistema imunológico: Os altos níveis de vitamina C no agrião, impulsionar o sistema imunológico e ajuda a combater a infecção viral, como o resfriado comum.
  • Benefícios do agrião no Combate a infecção: Estudos realizados mostram que o agrião pode ser um antibiótico eficaz. Ele ajuda o corpo a combater cândida e outras bactérias no cólon e intestino.
  • Benefícios do agrião como Anti-Viral: Agrião pode ter efeitos anti-virais. Ele e usado no tratamento a bronquite, tosse, o resfriado comum e gripe.
  • Benefícios do agrião na Digestão: A clorofila encontradas nas folhas de agrião contém uma quantidade grande de enzimas digestivas. Estas enzimas ajuda o corpo a absorver nutrientes durante a digestão. As folhas devem ser consumidas cruas, quando e cozinhada as suas enzimas são destróidas.
  • Benefícios do agrião para Osso e Saúde Bucal: O teor de Cálcio encontrado no agrião deve ajudar a manter os ossos e dentes fortes e saudáveis, ajudando a prevenir a osteoporose.
  • Benefícios do agrião para Pele: O Agrião é benéfico no tratamento natural de acne e melhorar a textura da pele quando tomadas internamente ou aplicado como uma loção.

Dicas:

Na hora da compra, escolha com cuidado, os maços com folhas verde escuras, sem folhas amareladas e sem folhas danificadas. Os talos deves estar firmes e quebradiços, não pode haver água amarelada no fundo da embalagem, quando a hortaliça for vendida já higienizada e embalada;

O agrião tem pouca durabilidade, portanto, compre apenas uma pequena quantidade e use rapidamente, quando não utilizar toda, guarde-a bem fechada e limpa em saco plástico para alimentos, na geladeira.

Pode ser preparado de diversas formas: cru em saladas, temperado com sal e limão para acompanhar churrascos e outros; os talos podem ser usados em sopas, refogados com arroz ou com ovos e temperos, também como recheios de suflês e outras massas; pode ser refogado e usado para complementar sanduíches, panquecas, etc. Também pode ser preparado como suco, misturado à frutas diversas.

Enfim devemos continuar comendo o agrião em nossas saladas, mas, principalmente, seria bastante interessante passar a encará-lo como um complemento alimentar natural, com propriedades capazes de suprir muitas deficiências nutricionais.


#O agrião possui propriedades expectorante, adstringente, descongestionante, digestiva, fortificante, tônica, depurativa, cicatrizante, antitérmica, anti-icterícia, anti-inflamatória, estimulante, diurética e excitante!

terça-feira, 3 de maio de 2016

#Benefícios do Açafrão!


O Açafrão é uma especiaria de cor dourada, ela é conhecida por seu sabor amargo e aroma distinto. Conhecido como o tempero mais caro do mundo, ela tem vários benefícios para saúde. É usada em várias receitas para fornecer a sua cor amarelada e dar um sabor semi-doce para os pratos. O Açafrão fornece cerca de 300 calorias por 100 gramas, além disso, é uma excelente fonte em carboidratos, boas gorduras, fibras alimentares e vários minerais.

O açafrão provavelmente é o suplemento nutricional mais completo que existe. Muitos estudos de alta qualidade e rigor demonstram os seus benefícios para o corpo e para o cérebro
Este tempero se destaca pela ação antienvelhecimento e antioxidante e segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia é capaz de reduzir o risco da doença de Alzheimer. A cúrcuma também protege contra diversos tipos de câncer e tem ação anti-inflamatória. 

Tome cuidado para não confundir o açafrão-da-terra com o açafrão vermelho. Este último é oriundo dos pistilos de uma flor e é considerado a especiaria mais cara do mundo, o açafrão-da-terra é muito mais acessível.  
O açafrão contém diversos minerais e vitaminas, com destaque para o potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e previne derrames. Também é fonte de vitaminas C, aliada da imunidade, e vitamina B6, que é benéfica para o cérebro.  

O tempero ainda conta com ferro, que previne anemias, manganês, essencial para o metabolismo do colesterol e para o crescimento, cálcio, que é aliado dos ossos e dentes, e magnésio, importante para o metabolismo de glicose. Proteína, boa para os músculos, gordura e um elevado teor de fibra solúvel, que melhora o trânsito intestinal, também estão presentes no açafrão-da-terra. No entanto, o seu grande valor reside na curcumina, um polifenol com ação antioxidante e anti-inflamatória, responsável pela cor amarela intensa do açafrão. 

Benefícios:

  • Forte ação anti-inflamatória
  • Ação antioxidante
  • Aliado contra a artrite
  • Bom contra o câncer
  • Bom para o cérebro
  • Bom para o coração
  • Age contra a depressão
  • Ajuda na proteção dos rins contra doenças relacionadas e reduz o estresse renal
  • Benéfico para as mulheres que sofrem de TPM, uma vez que reduz o nível de cortisol e o estresse e aumenta o nível de estrogênio
  • Age contra a depressão
  • Ajuda na perda de peso


Dica:

Chá de açafrão para gripes e resfriados

Ingredientes:
1 pitada de açafrão-da-terra
1 xícara de leite (de vaca, cabra ou amêndoas)
1 pitada de açúcar mascavo ou demerara

Modo de preparo:
Ferva o leite com o açafrão e o açúcar, deixe esfriar um pouco e beba pelo menos 2 vezes por dia.

Enfim o açafrão é o maior e melhor anti-inflamatório natural que existe. Age também como poderoso antifúngico; anticancerígeno; antibiótico; antiviral; antioxidante; antiespasmódico; estimulante e sedativo.


#Tempero também ajuda no combate a artrite e contribui para a prevenção da doença de Alzheimer!

segunda-feira, 2 de maio de 2016

#Benefícios da Couve!



Couve é um alimento nutritivo que proporciona vários benefícios para a saúde, é bastante indicada para aqueles que buscam manter uma dieta saudável e equilibrada. A Couve é rica em Vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, Vitamina C e vitamina K. A Couve ainda é uma excelente fonte de Cálcio, cloro, enxofre, Ferro, Fósforo, Magnésio, silício e sódio. e muito nutritiva e de fácil digestão e Possui baixíssima quantidade de sódio e pouquíssimas calorias. 

Ela é excelente para combater problemas digestivos, enfermidades do fígado, cálculos renais, menstruação dolorosa, artrite, bronquite, além de curar úlceras estomacais. A couve pode ainda ser utilizada para evitar ressacas, aliviar a prisão de ventre (devido ao seu alto teor de fibras), evitar a má disposição e aliviar dores causadas pelas úlceras gástricas.
A couve é depósito formidável de iodo, devendo ser consumida regularmente por portadores de bócio ou papeira — doença originariamente produzida por deficiência na ingestão deste mineral. O iodo da couve é constituinte essencial da glândula tireóide, participando na produção diária dos hormônios tiroxina (T4) e triodotironina (T3).

Benefícios
  • Contém fibras que aumentam a nossa sensação de saciedade. É pobre em calorias e por isso, ela é muito utilizada em dietas para redução de peso.
  • Ela é rica em glicosinolatos, que são fitoquímicos naturais com ação desintoxicante. Ou seja, estimula a limpeza de substâncias tóxicas do organismo.
  • Reduz o inchaço e melhora a textura da pele, principalmente da acne. É rica em vitamina A (RE), que age como um antioxidante. Os antioxidantes são responsáveis por combaterem os radicais livres que estão associados ao envelhecimento precoce da pele.
  • Deixa seus ossos mais fortes: a couve é rica em magnésio e cálcio na proporção ideal. Para melhorarmos a densidade óssea não basta somente o cálcio, precisamos também do magnésio (sem o magnésio o cálcio não exerce função dentro do osso)
  • O magnésio da couve é fundamental para a formação e o bom funcionamento dos nossos neurotransmissores, os quais são responsáveis por manter nosso bom humor.
  • A couve é fonte de minerais do complexo B como a niacina (vitamina B-3), ácido pantotênico (vitamina B-5), piridoxina (vitamina B-6) e riboflavina.
  • As folhas e caules são boas fontes de minerais como ferro, fósforo, cálcio, cobre, manganês, selênio, potássio e zinco.
  • É também uma excelente fonte de vitamina E e proteína.
  • Combate a celulite
  • Ajuda a eliminar a gordura
  • Regula os hormônios
  • Melhora o humor
  • Desintoxica

Dica:

Suco de Couve
Benefícios do suco de couve

O suco de couve possui propriedade antioxidante, ou seja, neutraliza os radicais livres, combatendo a oxidação das estruturas celulares e, assim, prevenindo doenças como o câncer, doenças cardíacas e de pele, além de auxiliar no bom funcionamento das funções cerebrais e prevenir o envelhecimento precoce.
  • Ajuda a regular o funcionamento do metabolismo;
  • Aumenta a disposição;
  • Reduz o inchaço e melhora a textura da pele;
  • Possui ação anti-inflamatória e cicatrizante;
  • Auxilia na fixação de cálcio nos ossos;
  • Combate a anemia;
  • Ajuda a diminuir o colesterol ruim;
  • Auxílio no tratamento de gastrite e úlcera;
  • Facilita a digestão;
  • Auxilia no bom funcionamento do trato intestinal;
  • É indicado no tratamento de casos de cálculos e inflamações renais.

Suco de Couve com laranja

Ingredientes:
2 folhas de couve;
1 copo de suco de laranja.

Modo de preparo:
Acrescente as folhas de couve e o suco de laranja no liquidificador e bata até formar uma mistura homogênea.


Enfim a couve contém inúmeros nutrientes, incluindo vitaminas, minerais e enzimas, sendo um de seus principais benefícios a eliminação de toxinas do organismo. Seus benefícios incluem deixar a pele mais bonita, aumentar a disposição e regular o metabolismo. Inclua a couve na sua alimentação diária. Ela também pode ser utilizada em forma de saladas e chás, sua eficácia e benefícios podem ser observados em todas as formas de consumo.


#A verdura é anti-inflamatória e cicatrizante, essa verdura que é capaz de combater a celulite e o mau humor!

quarta-feira, 27 de abril de 2016

#Benefícios do Repolho!


O Repolho é um vegetal crucíferos que é popular em muitas culturas, porque é barato, grande e saudável. Aqui estão os sete benefícios do Repolho para saúde que podem fazer você querer incluí-lo na sua dieta em uma base regular.

Além de ser uma excelente fonte de vitamina C, o repolho também contém vitamina A, B1, B2, B6, K, ácido fólico, fibras, e minerais como o selênio, iodo, cálcio, potássio, fósforo e enxofre. Está presente também no repolho uma quantidade significativa de folato, betacaroteno, antocinas e fitoquímicos, glutamina e polifenóis, o que contribui para que o repolho seja um alimento com propriedades antiinflamatórias. Assim como outros vegetais crucíferos, no repolho há também substâncias antioxidantes capazes de reduzir os riscos de se adquirir diversos tipos de câncer.

Repolho pode fornecer alguns benefícios especiais ao colesterol se você cozinhar a vapor. Os componentes relacionados a fibra em repolho fazem um trabalho melhor de ligação juntamente com os ácidos biliares no trato digestivo, quando eles foram cozidos no vapor.
Quando este processo de vinculação ocorre, é mais fácil para os ácidos biliares ser excretado, e o resultado é uma redução de seus níveis de colesterol. Repolho cru ainda tem a capacidade de baixar o colesterol, mas não tanto quanto no vapor.

Benefícios:
  • Prevenção do Câncer: O repolho contém sinigrina, um glicosinolato que foi encontrado em estudos para ajudar na prevenção do câncer de próstata, câncer de cólon e câncer de bexiga.O Repolho Saboia é particularmente elevado em sinigrina. Para obter os benefícios preventivos do câncer, comê-lo cru ou cozinhá-lo apenas levemente.
  • repolho também é rico em antioxidantes que ajudam o corpo a lutar contra todas as formas de câncer.
  • Níveis de colesterol: O repolho é uma ótima fonte de fibras, que tem sido associada com os níveis de colesterol. Quando é consumido, funciona com os ácidos biliares no processo digestivo para remover o colesterol do sangue.
  • Redução dos radicais livres: Os antioxidantes em repolho ajuda para se livrar de radicais livres no corpo. Os radicais livres podem causar sérios problemas de saúde como câncer e doenças cardíacas, comer repolho irá reduzir o risco dessas condições pois são ricos em antioxidante.
  • Anti-inflamatório: O repolho contém antocianinas, que têm propriedades anti-inflamatórias. Comer repolho em uma base regular, pode reduzir a inflamação no corpo, o que ajuda a reduzir as condições inflamatórias crônicas, como artrite e doenças cardíacas.
  • Saúde Digestiva: A fibra do repolho é ótimo para a digestão e também há muitos outros nutrientes disponíveis que suportam a saúde do estômago e do revestimento intestinal. Repolho também auxilia na manutenção de níveis saudáveis de bactérias no intestino, reduzindo as bactérias ruins e na promoção de boas bactérias.
  • Suporte imunológico: Muitas pessoas ficam surpresas ao saber que, na verdade, repolho tem mais vitamina C do que muitas frutas cítricas. Quando você obter o suficiente de vitamina C em sua dieta, o sistema imunológico se fortalece e o corpo pode efetivamente lutar contra doenças e infecções. e também acelera a cicatrização de tecido danificado e feridas.
  • Saúde do Sistema Nervoso: O repolho contém iodo e a ingestão suficiente de iodo tem sido associada ao sistema nervoso saudável e a função cerebral. Um estudo descobriu que repolho roxo reduz o acúmulo de placas no cérebro que leva à doença de Alzheimer.


Tipos de Repolho:


Existem basicamente dois tipos comuns: o repolho roxo e o repolho branco. Eles diferem quanto a alguns nutrientes. O roxo tem antocianina, um antioxidante que dá a sua cor roxeada (o mesmo presente na uva) e é eficaz na proteção do coração, tem o dobro de fósforo que o branco e um pouco mais de selênio e vitamina C.
Já o branco tem um pouco mais de vitamina A e ácido fólico. Sob o ponto de vida nutricional, é interessante alternar o consumo dos dois tipos.

Enfim de preço acessível e saudável, o repolho é um vegetal crucífero bastante popular em muitas culturas ao redor do mundo, sendo um dos vegetais mais utilizados na cozinha, de variadas formas. Além de ser fonte de vitaminas A e C, este vegetal é rico em nutrientes que fazem muito bem para a pele, para os olhos e para o coração. 


#Possui propriedades antioxidantes, principalmente o repolho orgânico. Os antioxidantes auxiliam na remoção dos radicais livres do organismo, que podem causar sérias doenças, como câncer e doenças cardíacas;

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Benefícios da Água de Coco!


A Água de coco é o líquido encontrado no interior do coco, Esta água pode oferecer muitos grandes benefícios para a saúde que podem melhorar a vida de uma pessoa de várias maneiras. 

A água de coco apresenta uma associação de substâncias que a tornam especial mesmo quando comparada com bebidas produzidas pelo homem. Ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência. Seu conteúdo eletrolítico (mineral iônico) semelhante ao plasma humano garantiu-lhe o reconhecimento internacional como melhor reidratante oral.

Ela sacia a fome, ajuda no funcionamento do intestino, facilita a digestão, o controle do níveis de glicemia no sangue, favorece as funções renais e a circulação sanguínea.
No verão, ela reduz a pressão arterial e risco de doenças cardíacas, protege contra vários tipos de câncer, fortalece o sistema imunológico e tem função antienvelhecimento.

Benefícios:

  • Corpo hidratado
  • Auxilia na perda de peso
  • Propriedades antienvelhecimento a ajuda a na prevenção do câncer
  • Menos cansaço e estresse
  • Facilita digestão
  • Pressão sob controle
  • Cérebro e sistema nervoso na potência máxima
  • Ajuda na prevenção de asma, diabetes e osteoporose
  • Desintoxicação
  • Acelera o metabolismo
  • Colesterol equilibrado
  • Rins saudáveis
  • Combustível para os músculos
  • Fortalece o sistema imunológico


Cuidado com o Excesso

Diabéticos e hipertensos devem consumir com moderação devido à concentração de glicose e sódio. Pessoas que têm tendência a ter cálculos renais também não devem exagerar, pois a água de coco contém muitos sais que podem se acumular.

Atividades Físicas

Para praticantes de atividade física, durante ou após o exercício, a água de coco atua mantendo a hidratação corporal, principalmente em dias quentes. Ela repôe os eletrólitos (minerais) perdidos pela transpiração, prevenindo caibras e, consequentemente, melhorando o desempenho físico. Essa reposição de minerais é mais eficiente do que tomando água normal.

Enfim para os esportistas, a água de coco não pode faltar no verão. Ela atua como repositor de eletrólitos, substância que protege contra cãibras e melhoram o desempenho físico, sendo mais eficiente para a reposição de alguns nutrientes perdidos na transpiração do que a própria água. Beba água de coco: é tudo de bom! 


#Ela hidrata, possui antioxidantes e não engorda tanto quanto se pensa. A água de coco é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

#Benefícios do Mel!



O Mel é muito usado no preparo de pratos doces, bebidas e molhos. Pegajoso e doce, este alimento dourado e brilhantes vem com um monte de benefícios para a saúde. O Mel não só bom no gosto, mas também é ótimo para a saúde e é um ótimo substituto do açúcar.
O mel além de muito saboroso é um alimento, muito versátil que pode ser usado para fortalecer o sistema imune, melhorar a capacidade digestiva e até aliviar a prisão de ventre. Além disso o mel o considerado anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, diurético, digestivo, expectorante e calmante.

O mel possui em sua composição, mais de 70 substâncias que são essenciais ao nosso organismo, tais como: água, sacarose, frutose,  potássio, glicose (carboidratos),  cobre, ferro, sódio, enxofre, fósforo, selênio, cloro, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, C e alguns tipos de aminoácidos (proteínas).
O mel engorda porque é doce e tem quase as mesmas calorias do açúcar branco. Uma colher de sopa de açúcar tem cerca de 60 calorias e a mesma medida de mel apresenta 55 calorias, por isso, se for consumido em grandes quantidades o mel engorda e não deve ser consumido por diabéticos.

O mel é anti-inflamatório  antibiótico natural e por isso, tem eficiência nos tratamentos de gripes, dores de garganta e doenças inflamatórias em geral, assim como seu poder antioxidante ajuda o corpo a se proteger de doenças, pois aumenta a imunidade. Ele ajuda a fortalecer o sistema nervoso e facilita a digestão, sendo um laxativo leve.

Também tem atuação na prevenção da anemia, combate insônia, reduz os níveis de  colesterol ruim (LDL) e, assim, previne infartos e outras moléstias causadas pelas artérias e veias obstruídas. Por seu poder anti-inflamatório  o mel ajuda a rápida cicatrização de feridas e também de queimaduras.
O mel quando associado a outros ingredientes também é bom para:
  • Mel com própolis: alívio dos sintomas de faringite, amigdalite, gripe e resfriado. O própolis é utilizado pelos humanos como antibacteriano, antifúngico, antiviral, estimulador do sistema imunitário, cicatrizante e regenerador de tecidos.
  • Mel com canela: auxilia na digestão combatendo a má-digestão, que pode ocorrer após uma refeição rica em gorduras. Assim, após uma refeição exagerada, pode-se fazer um chá e adicionar um colher de chá de mel com canela para facilitar a digestão.
  • Mel com limão: previne o aparecimento de gripes e resfriados pois o limão tem vitamina C que fortalece o sistema imunológico.

Os benefícios do mel para o cabelo não estão comprovados porém as pessoas o usam geralmente para hidratar e dar brilho ao cabelo utilizando o mel diretamente no cabelo.
Contraindicações do mel


O mel é um alimento contra-indicado em algumas situações como:
  • Crianças menores de 3 anos de idade: Até aos três anos de idade como o sistema digestivo da criança pode não estar completamente desenvolvido e maduro não se defendendo assim de forma eficiente de corpos estranhos. Existe até aos 3 anos de idade a possibilidade de intoxicações graves com uma bactéria encontrada comumente no mel chamada Clostridium boltulino.
  • Diabéticos: Os diabéticos devem evitar o mel, pois possui muito açúcar simples que eleva rapidamente a glicemia do sangue. O açúcar do mel é um dos tipos de carboidrato que o diabético deve evitar.
  • Alérgicos: Pessoas sensíveis com tendência a alergias podem desenvolver reações alérgicas manifestando mal estar gástrico e até dor de estômago, devido aos grãos de pólen presentes no mel.

Apesar destas contra-indicações ao uso do mel, e graças ao seu potencial terapêutico, o mel deve estar nas prateleiras dos alimentos e não no armário dos medicamentos e consumido com frequência desde que não exista contra-indicação

Dicas:

Combinando o mel

Mel + cereais: O mel possui ação prebiótica que melhora a microbiota intestinal e os cereais, como aveia, são ricos em fibras. Com a microbiota boa, quando a pessoa consumir fibras as bactérias do bem transformam as fibras em ácidos graxos de cadeia curta, que impedem que os micro-organismos ruins do intestino invadam a corrente sanguínea e se espalhem pelo nosso corpo, criando uma defesa indireta.

Mel + leite: A combinação pode ser ótima para melhorar a qualidade do sono, principalmente para quem tem mais dificuldade de desligar o cérebro antes de dormir.

Enfim o mel é um produto natural obtido a partir do néctar das flores e de excreções da abelha. Além de ser um ótimo adoçante natural, este alimento é cheio de benefícios porque conta com ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos e assim proteger contra doenças.


#Este adoçante natural também ajuda a aliviar dor de garganta e melhora a qualidade do sono!