segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

#Benefícios Do Leite!



O leite é o primeiro nutriente dos mamíferos e continua sendo benéfico por toda a nossa vida. Os benefícios do leite são, principalmente, fortalecer os ossos porque é um alimento rico em cálcio, que é um mineral importante na formação dos ossos.
A importância do consumo do leite de vaca surgiu porque esse alimento é muito completo nutricionalmente, tem proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Porém, só deve ser introduzido na alimentação das crianças após um ano de idade, pois antes dessa idade o organismo não está preparado para fazer a digestão desse tipo de leite. O leite faz mal para quem é intolerante à lactose e, por isso, não consegue digerir o açúcar do leite ou alergia à proteína do leite de vaca.
Os benefícios do leite incluem o aumento da resistência óssea, pele mais suave, sistema imunológico mais forte, a prevenção de doenças como a hipertensão, a cárie dental, desidratação, problemas respiratórios, obesidade, osteoporose e até mesmo algumas formas de câncer. Os nutrientes benéficos para a saúde, obtidos a partir do leite são essenciais para o corpo humano e ajuda a evitar uma série de doenças crônicas.

Benefícios do Leite:



Cálcio: O leite é a melhor fonte de cálcio que nós podemos fornecer ao nosso corpo. O cálcio protege o corpo das principais doenças crônicas como o câncer, a perda óssea, condições artríticas, enxaquecas, síndrome pré-menstrual e obesidade em crianças. Ela também funciona como uma ajuda saudável na perda de gorduras indesejadas e reduzir o peso.

Saúde do Coração: Embora a maioria do foco de cálcio é em ossos, também reduz doenças cardiovasculares e as possibilidades de acidentes vasculares cerebrais Portanto, beba mais leite para um coração mais saudável! Além disso, o teor de magnésio e potássio no leite atuam como vasodilatadores, que reduz a pressão sanguínea, aumenta o fluxo de sangue aos órgãos vitais, e reduz o stress no coração e no sistema cardiovascular. Os peptídeos encontrados no leite também se acredita que inibem a criação de ACE, (enzima conversora da angiotensina), que aumentam a pressão sanguínea.

Ossos Saudáveis: Como mencionado acima, o leite é rico em cálcio, que é essencial para o crescimento e o desenvolvimento adequado da estrutura óssea forte. Doenças ósseas como a osteoporose pode ser prevenida com a ingestão diária significativa do leite. Crianças privadas do leite de vaca têm uma chance maior de sofrer fraturas ósseas quando feridos, e seu tempo de cicatrização será significativamente maior se eles não têm um fluxo constante de cálcio para ajudar na rebrota da matéria óssea.

Dentes Saudáveis: Incentivar crianças e jovens a beber leite vai dar-lhes uma excelente saúde bucal, como o leite protege a superfície do esmalte contra substâncias ácidas. ele também diminui a freqüência de crianças que consomem refrigerantes, reduzindo assim o risco de decomposição dentes e gengivas fracas.

Melhora a Dieta e ingestão de Vitaminas: Uma pessoa que consome uma caixa de leite integral dobra suas chances de cumprir sua exigência de cálcio por dia, enquanto que uma outra pessoa consumi uma lata de refrigerante com gás pode realmente diminuir seus níveis de cálcio em 1/3. O cálcio, juntamente com todos os outros minerais essenciais listados acima, são necessárias para a dieta diária, a fim de garantir o bom funcionamento de todos os aspectos do nosso corpo.

Redução da Acidez: O consumo de produtos lácteos também pode ajudar na redução da acidez em todo o corpo. Beber leite frio especificamente proporciona alívio da acidez.

Comida Saudável: Ele contém muitas vitaminas e minerais para mantê-lo em forma, saudável e forte. Um copo cheio de leite contém vitaminas A e B para uma boa visão e aumentando a contagem dos glóbulos vermelhos celular, carboidratos para a vitalidade e energia, potássio para a função nervosa adequada, magnésio para a função muscular, o fósforo para a liberação de energia e proteínas para reparo do corpo e crescimento. Ele também mantém o corpo funcionando em um nível juvenil à medida que envelhecem, mais do que algumas outras vitaminas e minerais.

Confira os tipos de leite que existem no mercado:

Leite de vaca: Pode ser de três tipos (A, B e C). O tipo A tem mais gordura e menos proteína que o tipo B. O tipo C contém cerca de 3% de gordura e é utilizado para a fabricação de queijos e outros derivados do leite.
Leite de vaca funcional: Os mais comuns são os enriquecidos com vitaminas e outros minerais, como o ômega 3, e os que contém baixo teor de lactose, ideais para pessoas sensíveis à substância.
Leite de cabra: Mais difícil de ser encontrado, este tipo de leite tem melhor digestibilidade em relação ao leite de vaca, com aproximadamente o mesmo número de calorias. Atende às pessoas com intolerância à lactose.
Leite de soja: Este tipo de leite não contém colesterol nem lactose, apresentando quase a mesma quantidade de proteínas do leite de vaca. No entanto, por serem proteínas de origens diferentes (vegetal), ele não é aconselhável como substituto integral do leite de vaca. É recomendado para casos de anemia (contém ferro), para diabéticos e pessoas pós-operadas.

Contraindicações



Apesar de todos os benefícios que oferece, há casos em que os lácteos precisam ser restringidos ou mesmo eliminados da dieta. Geralmente, essas situações envolvem a intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite.
Quando a lactose não é digerida, ela sofre fermentação no intestino e pode causar sintomas como irritação intestinal, flatulência, distensão abdominal, cólicas e diarreia.

Portanto, devemos usar a criatividade e encontrar alternativas para incluir o leite e seus derivados na alimentação do nosso dia-a-dia.



#Consumido com moderação, ele ainda pode trazer muitos benefícios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário