quarta-feira, 27 de abril de 2016

#Benefícios do Repolho!


O Repolho é um vegetal crucíferos que é popular em muitas culturas, porque é barato, grande e saudável. Aqui estão os sete benefícios do Repolho para saúde que podem fazer você querer incluí-lo na sua dieta em uma base regular.

Além de ser uma excelente fonte de vitamina C, o repolho também contém vitamina A, B1, B2, B6, K, ácido fólico, fibras, e minerais como o selênio, iodo, cálcio, potássio, fósforo e enxofre. Está presente também no repolho uma quantidade significativa de folato, betacaroteno, antocinas e fitoquímicos, glutamina e polifenóis, o que contribui para que o repolho seja um alimento com propriedades antiinflamatórias. Assim como outros vegetais crucíferos, no repolho há também substâncias antioxidantes capazes de reduzir os riscos de se adquirir diversos tipos de câncer.

Repolho pode fornecer alguns benefícios especiais ao colesterol se você cozinhar a vapor. Os componentes relacionados a fibra em repolho fazem um trabalho melhor de ligação juntamente com os ácidos biliares no trato digestivo, quando eles foram cozidos no vapor.
Quando este processo de vinculação ocorre, é mais fácil para os ácidos biliares ser excretado, e o resultado é uma redução de seus níveis de colesterol. Repolho cru ainda tem a capacidade de baixar o colesterol, mas não tanto quanto no vapor.

Benefícios:
  • Prevenção do Câncer: O repolho contém sinigrina, um glicosinolato que foi encontrado em estudos para ajudar na prevenção do câncer de próstata, câncer de cólon e câncer de bexiga.O Repolho Saboia é particularmente elevado em sinigrina. Para obter os benefícios preventivos do câncer, comê-lo cru ou cozinhá-lo apenas levemente.
  • repolho também é rico em antioxidantes que ajudam o corpo a lutar contra todas as formas de câncer.
  • Níveis de colesterol: O repolho é uma ótima fonte de fibras, que tem sido associada com os níveis de colesterol. Quando é consumido, funciona com os ácidos biliares no processo digestivo para remover o colesterol do sangue.
  • Redução dos radicais livres: Os antioxidantes em repolho ajuda para se livrar de radicais livres no corpo. Os radicais livres podem causar sérios problemas de saúde como câncer e doenças cardíacas, comer repolho irá reduzir o risco dessas condições pois são ricos em antioxidante.
  • Anti-inflamatório: O repolho contém antocianinas, que têm propriedades anti-inflamatórias. Comer repolho em uma base regular, pode reduzir a inflamação no corpo, o que ajuda a reduzir as condições inflamatórias crônicas, como artrite e doenças cardíacas.
  • Saúde Digestiva: A fibra do repolho é ótimo para a digestão e também há muitos outros nutrientes disponíveis que suportam a saúde do estômago e do revestimento intestinal. Repolho também auxilia na manutenção de níveis saudáveis de bactérias no intestino, reduzindo as bactérias ruins e na promoção de boas bactérias.
  • Suporte imunológico: Muitas pessoas ficam surpresas ao saber que, na verdade, repolho tem mais vitamina C do que muitas frutas cítricas. Quando você obter o suficiente de vitamina C em sua dieta, o sistema imunológico se fortalece e o corpo pode efetivamente lutar contra doenças e infecções. e também acelera a cicatrização de tecido danificado e feridas.
  • Saúde do Sistema Nervoso: O repolho contém iodo e a ingestão suficiente de iodo tem sido associada ao sistema nervoso saudável e a função cerebral. Um estudo descobriu que repolho roxo reduz o acúmulo de placas no cérebro que leva à doença de Alzheimer.


Tipos de Repolho:


Existem basicamente dois tipos comuns: o repolho roxo e o repolho branco. Eles diferem quanto a alguns nutrientes. O roxo tem antocianina, um antioxidante que dá a sua cor roxeada (o mesmo presente na uva) e é eficaz na proteção do coração, tem o dobro de fósforo que o branco e um pouco mais de selênio e vitamina C.
Já o branco tem um pouco mais de vitamina A e ácido fólico. Sob o ponto de vida nutricional, é interessante alternar o consumo dos dois tipos.

Enfim de preço acessível e saudável, o repolho é um vegetal crucífero bastante popular em muitas culturas ao redor do mundo, sendo um dos vegetais mais utilizados na cozinha, de variadas formas. Além de ser fonte de vitaminas A e C, este vegetal é rico em nutrientes que fazem muito bem para a pele, para os olhos e para o coração. 


#Possui propriedades antioxidantes, principalmente o repolho orgânico. Os antioxidantes auxiliam na remoção dos radicais livres do organismo, que podem causar sérias doenças, como câncer e doenças cardíacas;

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Benefícios da Água de Coco!


A Água de coco é o líquido encontrado no interior do coco, Esta água pode oferecer muitos grandes benefícios para a saúde que podem melhorar a vida de uma pessoa de várias maneiras. 

A água de coco apresenta uma associação de substâncias que a tornam especial mesmo quando comparada com bebidas produzidas pelo homem. Ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência. Seu conteúdo eletrolítico (mineral iônico) semelhante ao plasma humano garantiu-lhe o reconhecimento internacional como melhor reidratante oral.

Ela sacia a fome, ajuda no funcionamento do intestino, facilita a digestão, o controle do níveis de glicemia no sangue, favorece as funções renais e a circulação sanguínea.
No verão, ela reduz a pressão arterial e risco de doenças cardíacas, protege contra vários tipos de câncer, fortalece o sistema imunológico e tem função antienvelhecimento.

Benefícios:

  • Corpo hidratado
  • Auxilia na perda de peso
  • Propriedades antienvelhecimento a ajuda a na prevenção do câncer
  • Menos cansaço e estresse
  • Facilita digestão
  • Pressão sob controle
  • Cérebro e sistema nervoso na potência máxima
  • Ajuda na prevenção de asma, diabetes e osteoporose
  • Desintoxicação
  • Acelera o metabolismo
  • Colesterol equilibrado
  • Rins saudáveis
  • Combustível para os músculos
  • Fortalece o sistema imunológico


Cuidado com o Excesso

Diabéticos e hipertensos devem consumir com moderação devido à concentração de glicose e sódio. Pessoas que têm tendência a ter cálculos renais também não devem exagerar, pois a água de coco contém muitos sais que podem se acumular.

Atividades Físicas

Para praticantes de atividade física, durante ou após o exercício, a água de coco atua mantendo a hidratação corporal, principalmente em dias quentes. Ela repôe os eletrólitos (minerais) perdidos pela transpiração, prevenindo caibras e, consequentemente, melhorando o desempenho físico. Essa reposição de minerais é mais eficiente do que tomando água normal.

Enfim para os esportistas, a água de coco não pode faltar no verão. Ela atua como repositor de eletrólitos, substância que protege contra cãibras e melhoram o desempenho físico, sendo mais eficiente para a reposição de alguns nutrientes perdidos na transpiração do que a própria água. Beba água de coco: é tudo de bom! 


#Ela hidrata, possui antioxidantes e não engorda tanto quanto se pensa. A água de coco é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

#Benefícios do Mel!



O Mel é muito usado no preparo de pratos doces, bebidas e molhos. Pegajoso e doce, este alimento dourado e brilhantes vem com um monte de benefícios para a saúde. O Mel não só bom no gosto, mas também é ótimo para a saúde e é um ótimo substituto do açúcar.
O mel além de muito saboroso é um alimento, muito versátil que pode ser usado para fortalecer o sistema imune, melhorar a capacidade digestiva e até aliviar a prisão de ventre. Além disso o mel o considerado anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, diurético, digestivo, expectorante e calmante.

O mel possui em sua composição, mais de 70 substâncias que são essenciais ao nosso organismo, tais como: água, sacarose, frutose,  potássio, glicose (carboidratos),  cobre, ferro, sódio, enxofre, fósforo, selênio, cloro, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, C e alguns tipos de aminoácidos (proteínas).
O mel engorda porque é doce e tem quase as mesmas calorias do açúcar branco. Uma colher de sopa de açúcar tem cerca de 60 calorias e a mesma medida de mel apresenta 55 calorias, por isso, se for consumido em grandes quantidades o mel engorda e não deve ser consumido por diabéticos.

O mel é anti-inflamatório  antibiótico natural e por isso, tem eficiência nos tratamentos de gripes, dores de garganta e doenças inflamatórias em geral, assim como seu poder antioxidante ajuda o corpo a se proteger de doenças, pois aumenta a imunidade. Ele ajuda a fortalecer o sistema nervoso e facilita a digestão, sendo um laxativo leve.

Também tem atuação na prevenção da anemia, combate insônia, reduz os níveis de  colesterol ruim (LDL) e, assim, previne infartos e outras moléstias causadas pelas artérias e veias obstruídas. Por seu poder anti-inflamatório  o mel ajuda a rápida cicatrização de feridas e também de queimaduras.
O mel quando associado a outros ingredientes também é bom para:
  • Mel com própolis: alívio dos sintomas de faringite, amigdalite, gripe e resfriado. O própolis é utilizado pelos humanos como antibacteriano, antifúngico, antiviral, estimulador do sistema imunitário, cicatrizante e regenerador de tecidos.
  • Mel com canela: auxilia na digestão combatendo a má-digestão, que pode ocorrer após uma refeição rica em gorduras. Assim, após uma refeição exagerada, pode-se fazer um chá e adicionar um colher de chá de mel com canela para facilitar a digestão.
  • Mel com limão: previne o aparecimento de gripes e resfriados pois o limão tem vitamina C que fortalece o sistema imunológico.

Os benefícios do mel para o cabelo não estão comprovados porém as pessoas o usam geralmente para hidratar e dar brilho ao cabelo utilizando o mel diretamente no cabelo.
Contraindicações do mel


O mel é um alimento contra-indicado em algumas situações como:
  • Crianças menores de 3 anos de idade: Até aos três anos de idade como o sistema digestivo da criança pode não estar completamente desenvolvido e maduro não se defendendo assim de forma eficiente de corpos estranhos. Existe até aos 3 anos de idade a possibilidade de intoxicações graves com uma bactéria encontrada comumente no mel chamada Clostridium boltulino.
  • Diabéticos: Os diabéticos devem evitar o mel, pois possui muito açúcar simples que eleva rapidamente a glicemia do sangue. O açúcar do mel é um dos tipos de carboidrato que o diabético deve evitar.
  • Alérgicos: Pessoas sensíveis com tendência a alergias podem desenvolver reações alérgicas manifestando mal estar gástrico e até dor de estômago, devido aos grãos de pólen presentes no mel.

Apesar destas contra-indicações ao uso do mel, e graças ao seu potencial terapêutico, o mel deve estar nas prateleiras dos alimentos e não no armário dos medicamentos e consumido com frequência desde que não exista contra-indicação

Dicas:

Combinando o mel

Mel + cereais: O mel possui ação prebiótica que melhora a microbiota intestinal e os cereais, como aveia, são ricos em fibras. Com a microbiota boa, quando a pessoa consumir fibras as bactérias do bem transformam as fibras em ácidos graxos de cadeia curta, que impedem que os micro-organismos ruins do intestino invadam a corrente sanguínea e se espalhem pelo nosso corpo, criando uma defesa indireta.

Mel + leite: A combinação pode ser ótima para melhorar a qualidade do sono, principalmente para quem tem mais dificuldade de desligar o cérebro antes de dormir.

Enfim o mel é um produto natural obtido a partir do néctar das flores e de excreções da abelha. Além de ser um ótimo adoçante natural, este alimento é cheio de benefícios porque conta com ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos e assim proteger contra doenças.


#Este adoçante natural também ajuda a aliviar dor de garganta e melhora a qualidade do sono!

quarta-feira, 20 de abril de 2016

# Benefícios da Soja!


Soja são leguminosas comestíveis, que são uma grande fonte de proteína. Ela fornecer uma grande quantidade de nutrientes e benefícios para a saúde. Além disso, As Sojas são usados ​​em vários pratos como um molho ou ingrediente principal. Ela ainda é considerada uma importante fonte de proteína para vegans.

A Soja é uma rica fonte de energia. O consumo de 100 gramas ela fornece cerca de 450 calorias. Além disso, O óleo de Soja contem uma grande quantidade de proteína. Ela também é uma excelente fonte de fibra dietética, Gorduras e vitaminas.

Consumir alimentos de soja fornece nutrição adequada para construir o músculo durante o exercício. Isoflavone (é um composto de soja que contém fitoestrogênio que pode ser utilizado para diminuir os sintomas da menopausa, TPM ou osteoporose. Ele reduz as ondas de calor, melhora o humor e o estado psicológico da mulher, diminui as doenças cardiovasculares, protege os ossos e diminui o colesterol). Também é considerado como o principal motivo de soja ser um alimento exclusivo.

Benefícios:

  • Reduzir o risco de doenças cardiovasculares, pois é rica em isoflavonas;
  • Reduzir o colesterol ruim, devido à presença de fibras e e isoflavonas;
  • Prevenir trombose e placas de ateroma, por ter ômega-3 e isoflavonas;
  • Fortalecer os ossos, pois diminui a eliminação de cálcio na urina;
  • Aliviar os sintomas da menopausa;
  • Prevenir câncer de mama, próstata e cólon, devido às isoflavonas;
  • Manter a firmeza e elasticidade da pele, por estimular a produção de colágeno e ácido hialurônico.

A soja pode ser consumida na forma de grãos cozidos, farinha ou através da proteína texturizada, que é utilizada para substituir as carnes. Além do grão, outras formas de consumir a soja são o leite de soja e o tofu, que também trazem os benefícios dessa leguminosa.

A soja auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e diabetes. Veja como ela pode agir em nosso corpo:
  • Coração: a ingestão de proteína de soja reduz a taxa do mau colesterol (LDL). As gorduras predominantes no grão de soja são as poliinsaturadas e as monossaturadas, que não provocam obstrução de artérias.
  • Mama e próstata: os fitoestrógenos, substâncias químicas presentes na soja e semelhantes ao hormônio feminino, reduzem o risco de câncer de mama e de próstata.
  • Ossos: os fitoestrógenos podem aliviar sintomas decorrentes da falta de hormônios na menopausa e retardar a osteoporose.
  • Intestino e pâncreas: suas fibras ajudam no funcionamento do intestino e na redução dos níveis de glicose no sangue de diabéticos.

Como a soja ajuda a emagrecer

A soja, especialmente o pó ou farinha de soja preta, também ajuda a emagrecer porque é rica em fibras e proteínas, que dão a sensação de saciedade e diminuem o apetite.
Além disso, os grãos de soja preta são ricos em antocianinas, substâncias anti-inflamatórias que aumentam a queima de gordura no organismo, favorecendo a perda de peso

Enfim consumir alimentos de soja fornece nutrição adequada para construir o músculo durante o exercício. Além de ser benéfico também para os ossos e ajudar no bom desenvolvimento do esqueleto, ajuda a ligação adequada do cálcio nos ossos.


#A soja é a mais completa fonte de proteína vegetal, sendo muito consumida em dietas vegetarianas e de emagrecimento, pois é ideal para substituir as carnes. 

terça-feira, 19 de abril de 2016

#Benefícios do Maxixe!



O maxixe, de nome científico cucumis anguria L., é uma hortaliça originária da África e trazida para as terras brasileiras pelos escravos. Não muito familiar para a maioria das pessoas que vivem no Sul e Sudeste do Brasil, o maxixe é bastante popular no Norte e Nordeste do país. Com poucas calorias, esta hortaliça é fonte de minerais e pode ser usada no preparo de sucos, saladas e pratos como farofas e refogados.

O maxixe contém uma série de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, como o betacaroteno, as vitaminas do complexo B e C, e minerais como o zinco, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e sódio. O zinco é um mineral importante para o funcionamento adequado de todos os tecidos do corpo e para o metabolismo do açúcar e de proteínas. Devido à presença de zinco, o maxixe auxilia na prevenção e no combate aos distúrbios da próstata, reduz a concentração do “mau” colesterol (LDL), atua na cicatrização de diversos ferimentos e elimina manchas brancas nas unhas.

Benefícios do Maxixe


Em função dos seus minerais e vitaminas, acredita-se que o maxixe ajude no metabolismo das proteínas, no fortalecimento do sistema imunológico, na cicatrização de ferimentos, no combate e prevenção de problemas de próstata, no controle do mau colesterol e na eliminação de manchas brancas nas unhas.
  • O Maxixe é indicado no Auxilio no combate e prevenção dos distúrbios da próstata.
  • Diminui o depósito do mau colesterol.
  • Acaba com aquelas manchas brancas das unhas.
  • É bom coadjuvante de cicatrização de ferimentos diversos
  • Suco de maxixe no emagrecimento e controle da diabetes
  • Melhora a aparência da pele
  • Previne a anemia
  • Presença de fósforo
  • Contração Muscular
  • Auxilia na prevenção da osteoporose
  • Melhora o sistema imune

Dicas:

Há quem use o maxixe para preparar suco verde, por exemplo, misturado à laranja e maçã, sem casca, batido no liquidificador. Embora não existam pesquisas científicas que comprovem esse benefício, muitos estudiosos acreditam que o maxixe ajude a controlar os níveis de açúcar no sangue. Neste caso, o suco verde sugerido é um pouco diferente: 2 maxixes, sem casca, batidos com 1 copo de água médio no liquidificador, coado e tomado 1 vez pela manhã em jejum.

Portanto Como se pode ver o maxixe é um alimento benéfico para o corpo como um todo. Além disso, ele tem um valor bastante acessível e é saboroso. É possível encontrá-lo nas feiras o ano inteiro por causa do clima quente que se faz presente em quase todo o território brasileiro.


#Prevenções da osteoporose e anemia são apenas alguns dos benefícios do maxixe. Saiba quais são suas propriedades e se ele emagrece.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

#Benefícios do Jiló!



Pertence à mesma família que o pimentão e a berinjela, contém uma grande quantidade de água o que o torna um ótimo aliado da perda de peso, previne e combate a retenção de líquidos e ainda promove o poder da saciedade fazendo com que você não sinta fome, sensação quase incontrolável nos mais ansiosos. O valor calórico baixo, 40 calorias em 100 gramas, permite que o jiló seja consumido sem pesar na consciência.

Fonte de carboidratos, proteínas, minerais como cálcio, fósforo e ferro, pode-se ainda encontrar no fruto certa quantidade de vitaminas A, C e as do complexo B como a B5. O Cálcio, Fósforo e o Ferro são ótimos no auxílio da formação de ossos, dentes e músculos e ajudam na coagulação do sangue. Já as vitaminas do complexo B evitam problema de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso entre outros.

Benefícios do Jiló:


  • Ajuda no controle do colesterol
  • Combate o mau hálito
  • O Jiló emagrece
  • Previne doenças cardíacas
  • Perda de peso
  • Visão
  • Saúde bucal
  • Saúde do coração
  • Proteção às artérias
  • Ajuda no combate à anemia
  • Prevenção de doenças
  • Controle da taxa de açúcar no sangue

Dicas:

Para quem não gosta do gosto amargo do jiló, ficam algumas

Triture

Transformar o jiló em uma farinha pode ser a saída para as pessoas que fogem do sabor amargoso da fruta. Esta farinha pode ser consumida em conjunto com vários outros alimentos e até mesmo em sucos, basta acrescentar duas colheres de sopa em alguma fruta ou num suco e tomar uma ou duas vezes por semana.

Refolgue

Outra opção para inibir o gosto do jiló é refolgá-lo com manteiga e azeite. Mas vale lembrar que é justamente o paladar amargo que a fruta possui que estimula a salivação, que é algo saudável e necessário.

Enfim, para ter resultados na balança e na saúde, ele deve ser incorporado à dieta. O gosto amargo e sua dificuldade de engolir, precisa fazer parte da refeição ao menos uma vez por semana, que pelo estímulo da salivação apresenta uma ação bactericida, promovendo uma higiene bucal e um hálito mais saudável. Vale a pena experimentar e adicionar na alimentação aliando os benefícios do jiló para o corpo juntamente com uma dieta equilibrada. Os benefícios desses alimentos só serão sentidos quando ingeridos com frequência. Não vale comer apenas esporadicamente. Uma ou duas vezes por semana é o ideal.


#Jiló combate o mau hálito, protege o coração e ajuda a emagrecer!

sexta-feira, 15 de abril de 2016

#Benefícios da Acerola!



 Acerola é uma fruta tropical de cor vermelha que possui um sabor ácido-azedo e o cheiro é semelhante ao da Maça. Acerola é Rico em antioxidantes (incluindo a Vitamina C e antocianinas ),Cálcio, Ferro, Fósforo,vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3.
Por ser a fruta com maior teor em vitamina C, a acerola apresenta propriedades antioxidantes além de estimular a síntese de colágeno, componente fundamental para manter a saúde dos ossos e tecidos conectivos. Também combate à fadiga, esgotamento nervoso e estresse, além de contar com propriedades anti-infecciosas, que ajudam a estimular as defesas do organismo.

Devido a sua riqueza em minerais a acerola é um bom remineralizante, sua alta concentração em flavonoides e antocianinas lhe conferem propriedades antioxidantes, tornando-a eficaz na prevenção de doenças como o câncer e cardíacas.

Também é indicada para auxiliar em casos de afecções pulmonares, tratamento de disenterias, cicatrização de feridas, gripes, hemorragias nasais e gengivais, dores musculares, reumatismo, anemia, doenças do fígado e dietas para pessoas em recuperação de desgastes físicos ou desnutridas, dentre outras.

Benefícios:

  • Acerola Reduz o Açúcar no Sangue
  • Estresse Oxidativo
  • Prevenção do Câncer de Pulmão
  • Fonte de Vitamina C
  • Fonte de Vitamina A
  • Vitaminas do Complexo B
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Pele bonita
  •  Olhos saudáveis
  • Benefícios para o coração
  • Efeito energético
  • Apoio ao bom funcionamento da tireoide
  • Cicatrização
  • Controle de peso

Usos da Acerola: Acerola é apontado como um remédio natural para uma série de condições de saúde, incluindo:
  • alergias.
  • aterosclerose.
  • cavidades.
  • o resfriado comum.
  • depressão.
  • diabetes.
  • inflamação.


Entre as substâncias presentes na acerola, podemos destacar as mais importantes delas para a nutrição do nosso corpo:

Vitamina A responsável pela sensibilidade da retina;
Vitamina B2 importante para a pigmentação e aspecto da pele;
Vitamina B3 responsável pelo controle do metabolismo e produção de esteroides.

Além dos minerais presentes responsáveis pela saúde dos ossos, sangue e transporte de oxigênio, a acerola é uma das frutas mais ricas em ácido ascórbico, a conhecida vitamina C, que tem o papel de produzir o colágeno, dar resistência à estrutura óssea e vascular, combater os radicais livres que danificam nossas células saudáveis e estimular a absorção de ferro pelo organismo, processos essenciais para uma boa circulação sanguínea.


Enfim a quantidade presente de vitamina C em 100 gramas da fruta saudável (cerca de 9 acerolas), equivale a quantidade encontrada em 1 laranja. Seu consumo pode ajudar no tratamento de hemorragias, diabetes, bronquite, gripes, cicatrização, descontrole hormonal, crises de fígado e fortalecimento imunológico.


#A acerola é a fruta que apresenta o maior teor de vitamina C!

quarta-feira, 13 de abril de 2016

#Benefícios da Uva!



A Uva podem ser considerado uma das frutas mais saborosas e mais saudáveis.Por isso, A uva é uma das frutas mais popular por todo o mundo. As Uvas vêm em várias cores, cada uma delas atraente e vibrante. A uva possuem cachos pequenas e são consumidas cruas, quando maduro. Além disso a uva é usado em Vários doces, geleias, sucos, vinhos e xaropes. tem também as Uvas Passas que são um produto bem conhecido e desenvolvida a partir da uva. 

A uva é uma rica fonte de carboidratos e são conhecidos por fornecer energia instantânea. Ela é uma fruta de baixa caloria e fornece apenas cerca de 70 calorias por 100 gramas do seu consumo. O açúcar presente na uva é basicamente glicose e frutose que o torna um fornecedor de energia instantânea. Ela contém fibra dietética que faz com que seja útil na digestão. Além disso a Uva também é uma excelente Fonte de Vitamina C, vitamina-B, Vitamina K, Vitamina E,Ferro, Magnésio, Cálcio, Fósforo, Potássio e Zinco.

Os benefícios das uvas para a saúde são muito variados. Estas frutas deliciosas escondem em suas pequenas sementes todo um tesouro de doçura e benefícios os quais vale a pena conhecer. Elas são efetivas na prevenção do câncer, para combater a fadiga, doenças renais etc. E suas propriedades podem variar segundo o tipo de uva que escolhamos.

Tanto as uvas roxas quanto as verdes dispõem de grandes benefícios, mas cada uma delas nos ajuda de maneira diferente, em determinada área, e conhecer tais especificidades sem dúvida é importante.

Benefícios das uvas roxas



A uva roxa era um manjar muito utilizado e apreciado pelos gregos e romanos. Elas são deliciosamente doces e nutritivas, e possuem propriedades muito especiais:

  • Previnem o câncer: sua atrativa cor roxa nos diz de antemão que possuem uma grande dose de antioxidantes, uma quantidade fantástica de radicais livres ao quais devemos somar compostos fenólicos, excelentes para lutar contra o câncer.
  • Previnem doenças cardiovasculares: seus componentes, tais como os antocianos, taninos e flavonoides, são ideais para cuidar de nosso coração. Sua ação vasodilatadora evita que sedimentos se acumulem em nossas artérias, prevenindo problemas tais como a arteriosclerose.
  • Evitam a prisão de ventre: as uvas roxas contêm uma dose muito característica de fibras, que atuam como laxantes sempre que as consumimos, incluindo suas cascas e sementes.
  • Protegem nosso estômago: para melhorar a digestão, basta consumir suco natural de uvas. O que em alguns países chamam de “mosto”.
  • Evitam infecções:  as uvas roxas têm fortes propriedades antivirais e antibacterianas, são excelentes para limpar nosso sangue e nossos órgãos.
  • Ácido fólico: nutricionistas aconselham mulheres grávidas a consumirem uvas roxas nos primeiros meses de gravidez, pois elas favorecem a divisão celular e a correta gestação do feto nas primeiras semanas. 


Como observação importante, cabe destacar que devido ao seu alto teor de açúcares, não é conveniente que pessoas diabéticas consumam este tipo de uva.

Benefícios das uvas verdes



Uma das vantagens dessa variedade é a facilidade de encontrá-la durante todo o ano. O preço é acessível, o que faz com que seja mais fácil consumi-la com mais frequência.
  • Contêm pouquíssima gordura: as uvas verdes contêm menos açúcar do que as roxas, são ricas em carboidratos e apresentam um sabor mais ácido.
  • Não contêm colesterol e nem sódio: são perfeitas para o bom funcionamento de nossos rins, de nosso fígado e intestinos. Dispõem de uma alta quantidade de potássio e são perfeitas para dietas.
  • São ricas em minerais: principalmente o ferro e o potássio. Graças a isso, podem ajudar na reconstituição de muitos dos tecidos de nosso organismo, melhorando o funcionamento do coração, estimulando a produção de células vermelhas, que ajudam na circulação de oxigênio no corpo.
  • Previnem o câncer de cólon, próstata e o Alzheimer: todos estes benefícios estão relacionados às substâncias que conhecemos como Resveratrol e catequinas, que são potentes antioxidantes em nosso corpo, que, segundo muitos estudos, potencializam o poder do corpo em prevenir certas doenças.
  • Cuidam de nossos ossos: graças às vitaminas K e B1, as uvas verdes nos permitem manter a saúde de nossos ossos em perfeito estado por muito mais tempo. 


Enfim as uvas contêm potássio, que ajuda a baixar a pressão arterial que impede ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Ela contém uma grande quantidade de resveratrol, que a torna mais benéfica. Fruta muito saborosa e rica em muitos nutrientes.


#Tanto a uva verde quanto a roxa são excelentes para a saúde. Dependendo dos benefícios que queremos obter, ou as qualidades que queremos potencializar, devemos escolher uma ou a outra.

terça-feira, 12 de abril de 2016

#Benefícios do Quiabo!



O Quiabo é longo e fino vegetal de cor verde, que faz parte da família da malva. Ele é amplamente produzido e consumido em regiões tropicais e sub-tropicais. O quiabo é geralmente fritos e utilizado na preparação de cozidos, Sopas e vários tipos de molho também são preparados com quiabo. 

O Quiabo pode não ser o vegetal mais convencional no jardim, mas o seu rico teor de vitaminas e minerais, incluindo as vitaminas A, B, C, E e K, bem como cálcio, ferro, magnésio, potássio, e de zinco. Além disso, quiabo contém altos níveis de fibra mucilaginoso.
Muita gente faz careta quando escuta falar do quiabo. É que a "baba" que caracteriza esse vegetal não é bem tolerada por algumas pessoas. Mas é justamente graças à sua "baba" que o quiabo tem muitas propriedades medicinais.

Os Benefícios do Quiabo para saúde, incluem sua capacidade de reduzir os níveis de colesterol total, melhorar a saúde digestiva, melhorar a visão, melhorar a saúde da pele, proteger a saúde infantil, prevenir certos tipos de câncer, fortalecer os ossos, melhorar a saúde cardiovascular, ajuda o sistema imunológico, reduz a pressão arterial, e proteger a saúde do coração.

Benefícios


  • Diminui o risco de câncer de cólon:  o quiabo com a sua fibra insolúvel limpa o trato intestinal, diminuindo o risco de câncer de cólon-retal. 
  • Fortalece a imunidade: os antioxidantes do quiabo ajudam o sistema imunológico a lutar contra os radicais livres e outras ameaças.
  • Facilita a digestão: o quiabo e suas fibras, como a pectina, facilitam o trabalho dos órgãos responsáveis pela digestão.
  • Rica fonte de proteína:  o quiabo é excelente fonte de proteína vegetal de primeira linha e de aminoácidos como triptofano.
  • Embeleza cabelos:  o quiabo é um grande condicionador dos cabelos, combate a caspa e piolho, hidrata o couro cabeludo. 
  • Melhora a disposição: o quiabo aumenta a energia e combate a fraqueza e a exaustão. 
  • Atua contra a prisão de ventre: o alto teor de fibras e a "baba" do quiabo ajudam a facilitar os movimentos intestinais, funcionando como um laxante suave. 
  • Propriedades probióticas: as boas bactérias do intestino prosperam com o quiabo, beneficiando a saúde do trato intestinal.
  • Ótimo para diabetes: o quiabo ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.
  • Facilita a circulação: o quiabo ajuda a melhorar a estrutura dos capilares sanguíneos.
  • Combate doenças respiratórias: para o tratamento de bronquite e pneumonia faça uma decocção de folhas e flores de quiabo. Sua "baba" qualidade é um excelente remédio para o tratamento de gripe e resfriado.
  • Impede a anemia: o quiabo é fonte de ferro, que ajuda na produção de glóbulos vermelhos e na prevenção e combate à  anemia
  • Evita a obesidade: as fibras do quiabo diminuem a compulsão alimentar, além de favorecer a desintoxição do organismo, dificultando o acúmulo de gordura corporal.
  • Controla o colesterol: o quiabo contém fibras que não só ajuda na eliminação de fezes, mas também no controle do mau colesterol.
  • Cura úlceras : quiabo é anti-inflamatório e fornece uma camada protetora temporária para o trato digestivo, acelerando a cicatrização de úlceras pépticas. 
  • Fortalece os  ossos: o quiabo contém folatos, cálcio, magnésio, vitamina K e, por isso, fortalece os ossos, previne a osteoporose e restaura a densidade óssea.
  • Protege a visão: o quiabo contém betacaroteno (precursor da vitamina A) e os antioxidantes luteína e zeaxantina, sendo, por isso, ótimo para prevenir problemas oculares como glaucoma e catarata.
  • Reduz o colesterol: a fibra solúvel do quiabo ajuda na redução do soro (mau) colesterol  e previne a aterosclerose. 
  • Bom para a gravidez e desenvolvimento fetal: o quiabo é ótimo para as futuras mamães, pois ajuda no desenvolvimento do cérebro do feto e age na prevenção de abortos espontâneos. 
  • Limpa a pele: o quiabo é rico em vitamina C e é muito bom para tratar psoríase,  acne, prevenir a pigmentação da pele, e outras condições da pele. 
  • Combate doenças nos órgãos genitais: o quiabo trata distúrbios genitais, como a sífilis, menstruação excessiva, leucorreia, disúria (dificuldade de urinar), gonorreia. Além disso, aumenta a potência sexual. 
  • Bom para asma: ele pode reduzir os sintomas da asma graças à sua elevada quantidade de vitamina C, seus antioxidantes e suas propriedades anti-inflamatórias.



Efeitos Colaterais: Uma coisa que você precisa se preocupar com quiabo, é seus altos níveis de oxalatos. Oxalatos pode causar problemas nos rins e na vesícula, como a oxalatos tem vínculo com pedras existentes pode também levá-los a crescer mais ainda. Fritar quiabo também pode conter perigosamente um alto nível de sua ingestão de colesterol para o dia, por isso, cozinhá-lo de outras maneiras é sábio, se você quiser manter um bom equilíbrio do colesterol em seu corpo. além destas considerações, desfrute do quiabo.

Dicas:

Como reduzir a baba do seu quiabo
Para reduzir a baba, coloque algumas gotinhas de limão ou vinagre quando estiver refogando ou cozinhando. Prepará-lo assado também diminui consideravelmente a baba do seu quiabo!
Na hora da compra, escolha os de cor vibrante e consistência firme (não dura), a dica é dobrar a pontinha, se ela quebrar, está bom, se dobrar, está murcho.


# Incrível poder antioxidante. Ajudar a emagrecer pois, as fibras presentes no quiabo também facilitam a digestão e ajudam a regular o intestino!

segunda-feira, 11 de abril de 2016

#Benefícios da Granola!



A granola é composta de grãos e cereais como cevada, aveia, germe de trigo, flocos de milho, de arroz, de linhaça, frutas secas como uva, banana e maçã, e outras frutas oleaginosas como castanhas de caju, do Pará, amendoim e nozes. Essa mistura de alimentos pode ter diferentes composições, é facilmente encontrada em supermercados com preços acessíveis aos consumidores. 

A composição nutricional e os benefícios da granola variam de acordo com os alimentos que são usados como ingredientes na receita, mas em geral, trata-se um alimento nutritivo, que oferece muita energia para quem come e, principalmente, muito prático. Por ser seca, a granola pode ser facilmente transportada e permanece fresca por muito tempo se for acondicionada em local livre de umidade.
Quando feita com ingredientes balanceados, os benefícios da granola são numerosos para à saúde. 



Mas é preciso estar atento à sua composição. Dependendo do tipo de gordura dos alimentos adicionados a receita e da quantidade de açúcar, ela pode tornar-se um inimigo à saúde e à dieta. Para ser boa, é preciso que a granola contenha fibras em abundancia, e seja pobre em calorias e açúcares.

Ela pode ser usada com iogurte, leite, suco de frutas ou vitaminas, por exemplo e pode ser incluída em dietas de emagrecimento, as fibras ajudam a diminuir o apetite, sendo por isso uma excelente opção para o café da manhã ou lanches de quem quer emagrecer. Contém vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e C, ferro, ácido fólico, zinco, niacina e fibra alimentar, que proporciona energia e vitaminas antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento do organismo e combate os radicais livres, os seus benefícios contribuem para a redução do colesterol e a probabilidade de desenvolvimento de câncer no intestino.

Benefícios:


  • Baixa o colesterol
  • Ajuda a perder peso
  • Melhora a saúde do coração
  • Aumenta a energia vital
  • Previne anemia
  • Ajuda a baixar os níveis da pressão arterial
  • Aumenta a cognição
  • Melhora a aparência da pele e dos cabelos
  • Ajuda a controlar o diabetes
  • Ajuda na prevenção do câncer


Dica:
Os benefícios da granola para quem faz musculação são principalmente dar energia ao corpo para fazer exercício com carboidratos bons para o organismo e diminuir o apetite evitando que se tenha fome durante o treino.
Quem pratica musculação pode comer 2 poções de granola de 20 g e adicionar além de iogurte ou leite uma fruta como banana para ter um lanche ou café da manhã completo.

Enfim apenas o consumo regular da granola não é suficiente para ter bons resultados. Ela deve fazer parte de uma dieta completa e equilibrada e ser uma das opções de alimentos saudáveis de um cardápio variado. Vale lembrar ainda que ao incluir a granola na dieta, é preciso aumentar o consumo de água. É que o processo de digestão das fibras contidas na mistura consome bastante boa quantidade de líquido do organismo e, se o corpo não estiver bem hidratado, o intestino pode ficar preso.

#Mesmo muito calórica, mistura de cereais pode queimar gorduras e trazer benefícios se consumida do jeito certo.