quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

#Desvios Posturais


Desvios Posturais

A coluna vertebral é também chamada de espinha dorsal. Superiormente, ela se articula com o crânio e inferiormente se articula com o osso do quadril (ilíaco). São quatro as regiões da coluna: cervical (7 vértebras), torácica (12 vértebras), lombar (5 vértebras) e sacrococcígea (4 vértebras). 



Posturas incorretas no dia a dia seja no trabalho, em casa, no lazer ou durante a prática de atividades rotineiras como dirigir, estudar ou dormir, por exemplo, podem afetar consideravelmente a coluna vertebral. Isto gera desvios que implicam no uso incorreto de outras articulações, como ombros, braços, quadris, joelhos e pés. Isso ocorre uma vez que, diante do desequilíbrio postural, o corpo busca compensações para manter o indivíduo em equilíbrio (o que, normalmente, também pode causar enrijecimento e encurtamento dos músculos). 

Dentre as principais funções da coluna vertebral podem ser destacadas: o suporte do peso do corpo, a proteção da medula espinhal e dos nervos espinhais, a promoção de maior flexibilidade ao corpo, além de exercer um papel muito importante na postura e na locomoção. 

Maus hábitos de postura podem ser responsáveis por desvios anormais na coluna ou mesmo por tornar mais acentuadas as curvas (normais) já existentes. Os devidos cuidados com a postura podem evitar as seguintes deformações da coluna:



Lordose: o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, tal como o ficar em pé por muito tempo (que tende a acentuar a lordose). A flexão do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa frequentemente prefere sentar ou deitar.

Sintomas Da Lordose:
Modificação da postura do corpo; Limitação da mobilidade da coluna.

Causas Da Lordose:
Atitude assumida (má postura); Fadiga; Fraqueza muscular; Gravidez e Obesidade.



Cifose: também conhecida como corcunda ou corcova, é uma doença na qual a parte superior da coluna vertebral apresenta uma curvatura excessiva, ou seja, a região torácica da coluna, normalmente deve ter uma leve curvatura. A cifose ocorre quando o arco natural é maior do que o normal. Pessoas com cifose podem apresentar uma corcova visível na parte de superior das costas. Quando vista pela lateral, a corcova pode ser visivelmente arredondada ou protrusa (saliente). Além disso, as pessoas corcundas têm uma postura desajeitada e os ombros são visivelmente arredondados. A cifose pode acarretar uma pressão excessiva sobre a coluna, o que causa dor. Pode também causar dificuldades de respiração por causa da pressão imposta sobre os pulmões.

Sintomas Da Cifose:
A instalação da deformação (costas arqueadas) faz-se, habitualmente, de forma lenta, com ou sem dor nas costas, fadiga, sensibilidade e rigidez da coluna vertebral. Postura curvada ou “corcunda” Dores nas costas, tanto na região da cifose quanto abaixo na coluna lombar e Rigidez da coluna vertebral.

Causas:
A cifose pode afetar pessoas de qualquer idade. Entretanto, sua ocorrência é rara em recém-nascidos por ser usualmente causada por má postura e o condicionamento físico insuficiente.

Outras potenciais causas da cifose são:
Envelhecimento (especialmente se a pessoa tiver má postura); fraqueza dos músculos da parte superior das costas; doença de Scheuermann (cifose que ocorre em crianças, sem causa conhecida); artrite ou outras doenças ósseas degenerativas; osteoporose (perda de resistência óssea causada pela idade); lesão na coluna; deslocamento de disco; escoliose (curvatura da coluna);

Outras causas menos comuns que podem acarretar a cifose: infecção na coluna; defeitos de nascença, tais como espinha bífida; tumores; doenças do sistema endócrino; doenças do tecido conjuntivo; poliomielite; distrofia muscular.



Escoliose: curvatura lateral da coluna vertebral, que pode ser única ou múltipla e fixa (devido à deformidade muscular) ou móvel (devido à contração muscular desigual). A progressão da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, período este onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior.

Existem vários tipos de escoliose, sendo mais frequente:
Escoliose congênita (de nascença);
Escoliose Neuromuscular;
Escoliose idiopática;
Cada um dos tipos se comporta de uma maneira diferente em termos de evolução.

As principais causas para os três tipos existentes de escoliose:

A escoliose congênita decorre de um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral (vértebras) ou de um problema de fusão dos ossos da coluna, podendo ou não estar associado a fusão de costelas durante o desenvolvimento do feto ou do recém nascido.

A escoliose neuromuscular é causada por problemas neurológicos como paralisia cerebral ou musculares que determinam fraqueza muscular, controle precário dos músculos ou paralisia decorrente de doenças como distrofia muscular, espinha bífida e pólio.

Escoliose idiopática é um tipo de escoliose estruturada, que pode ser definida clinicamente como aquela que apresenta no teste de Adam (flexão do tronco para frente) manutenção da deformidade, com rotação tanto das vértebras como das costelas. A rotação dos corpos vértebras são para o lado da convexidade, sendo os processos espinhosos rodados para concavidade.

Os principais sintomas da escoliose podem incluir:
Ombros ou quadris que parecem assimétricos; Coluna vertebral encurvada anormalmente para um os lados; Eventualmente desconforto muscular;

Cuidados com o esqueleto e as articulações
Todos nos devemos adotar certas medidas para evitar problemas nos ossos e nas articulações.

Dicas:
Mantenha sempre uma postura correta – ao andar, sentar-se ou ficar de pé. Ao sentar, mantenha toda a extensão das costas apoiada na cadeira ou no sofá.
Evite carregar muito peso ou transportar objetos pesados apenas de um lado do corpo. Isso vale para quando estiver levando, por exemplo, uma mochila cheia de cadernos e livros.
Alimente-se corretamente, procurando manter seu peso dentro dos limites adequados; o excesso de peso pode acarretar vários problemas, como sobrecarga na coluna vertebral.
Cuidado com pancadas, quedas ou movimentos bruscos: você pode fraturar os ossos ou sofrer deslocamentos nas articulações.
Pratique exercícios físicos regularmente, sempre com a orientação de especialistas.


# Diversas doenças podem ser evitadas por pessoas que mantenham uma boa postura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário