segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

# Tendinite


Tendinite

A tendinite é a inflamação do tendão, ou seja, da estrutura que liga os músculos aos ossos, uma estrutura fibrosa, como uma corda. A inflamação se caracteriza pela presença de dor crônica ou aguda localizada, dificuldade em movimentar o membro afetado, inchaço ou vermelhidão no local e pode acontecer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum no ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo.

Geralmente é causada devido ao uso excessivo dos tendões e ocorre principalmente em trabalhadores (utilização de computadores, atividades com movimentos repetidos, etc) e em atletas não profissionais. O tratamento da tendinite deve ser feito com uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo médico e também com algumas sessões de fisioterapia. Além disso, é importante repousar a região afetada para que o tendão tenha a possibilidade de curar.



A tendinite ocorre principalmente no caso de sobrecarga. As causas da tendinite costumam estar relacionadas, principalmente, a alguns fatores de risco como:

Falta de alongamento muscular: acaba sobrecarregando o tendão;
Postura inadequada: ombros anteriorizados diminuem o espaço destinado ao deslizamento dos tendões que movimentam o ombro, causando atrito e lesão dos mesmos;
Movimentos repetitivos, principalmente no uso de computadores, “tablets” ou celulares: acarretam a fadiga dos tendões;
Idade do paciente: com o passar dos anos a circulação sanguínea para o tendão fica deficiente;
Estresse: ocasionam contraturas musculares e fadiga prejudicando os tendões;
Atividades esportivas em excesso ou com técnica/ material inadequados;
Doenças autoimunes: onde as células de defesa do nosso corpo reconhecem os tendões como inimigos por engano e começam a atacá-los.

Os sintomas mais comuns são:

Presença de dor no local, que pode irradiar para toda musculatura ao redor, que acaba entrando em espasmo de proteção e fadiga com sensação de peso. Dor que piora com o movimento e pode acarretar diminuição da força e, em casos de longa duração, causar atrofia da musculatura. Em muitos casos notamos inchaço local e presença de calor e/ou vermelhidão.

 Tendinite no Tornozelo
 Tendinite no Antebraço e no Cotovelo
 Tendinite no Punho
 Tendinite no Ombro
Tendinite no Joelho

Tendinite no Quadril


Medidas para aliviar a dor:

Repouso do tendão afetado (tipoia para o ombro, tala para o punho, etc). O tempo de repouso deve ser determinado pelo médico – períodos de repouso prolongados podem acarretar aderências e atrofia muscular e são prejudiciais;
Aplicação cuidadosa de gelo para diminuir a inflamação;
Eventuais medicamentos anti-inflamatórios prescritos pelo seu médico;
Acupuntura;
Fisioterapia para analgesia (ultrassom, laser, massagem miofacial, entre outras);

Medidas para evitar que a dor volte:

Correções da postura e melhoria da ergonomia no trabalho;
Alongamento dos músculos envolvidos;
Fortalecimento muscular;
Respeitar o aviso da dor;
Mudanças de hábitos - adotar pausas durante o trabalho;

Em casos mais graves o uso de medicamentos e fisioterapia é indicado. Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Importante salientar na prevenção das tendinites que consiste na prática de atividades físicas regularmente, permitindo o fortalecimento das estruturas musculares, além do alongamento das articulações antes de qualquer exercício. Melhor ergonomia no trabalho é uma das principais medidas para prevenção de tendinites.

Dica: É muito importante que, em caso de tendinite, você busque um tratamento o mais rápido possível ( ex: imobilização da articulação, compressas geladas, medicamentos… ver todos os tratamentos).
Aquecer antes de iniciar um exercício físico, esporte ou esforço;
Beber bastante líquido;
Reduzir os movimentos repetitivos;
Caso não seja possível evitar movimentos repetitivos, realizar pequenas pausas de uma em uma hora na atividade e alongar.


#A tendinite é basicamente uma inflamação ou inchaço de um tendão, estruturas fibrosas de nosso corpo que une os músculos com os ossos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário