quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

#Sal Seus Benefícios e Malefícios!


Sal  Seus Benefícios e Malefícios 



O excesso de sal pode causar diversos problemas de saúde; como hipertensão, arritmia cardíaca, dificuldades renais e inchaço. Isso acontece, pois a substância desregula a circulação sanguínea, ao exigir que o corpo aumente o fluxo para compensar a falta da água que foi absorvida pelo cloreto de sódio.

O papel do sal em nosso organismo é da maior importância. Ele colabora no bom funcionamento do corpo, regulando a quantidade de líquidos que ficam dentro e fora de nossas células. Só que, como tudo na vida, precisa haver um equilíbrio.

Consumido em excesso, o sal provoca alterações nesses líquidos, levando o organismo a reter mais água. Com isso, o coração e os rins ficam sobrecarregados, principal causa da hipertensão.

A doença prejudica a flexibilidade das artérias e ataca vasos, coração, rins e cérebro. Quando o sangue circula com pressão elevada, acaba por causar lesões na fina camada que recobre os vasos, causando endurecimento e entupimento nos mesmos, podendo vir a se romper com o passar do tempo.

Quem toma remédio para pressão alta, além da restrição do sal, deve verificar as quantidades de sódio que são obrigatoriamente impressas nas embalagens dos produtos. Você vai se assustar com o que vai encontrar.

Mesmo quem não almoce ao lado do saleiro precisa ficar ligada, pois os alimentos industrializados são carregados de sódio, 77% do sódio que ingerimos vêm dos molhos, produtos em conserva e embutidos. Consumindo alimentos naturais, já suprimos a cota necessária de sal para manter o bom funcionamento do organismo.

Riscos do consumo em excesso:
Hipertensão: o sódio presente no sal retém a água. Por isso, o excesso do mineral leva a grande quantidade de água no organismo, que aumentará a quantidade de sangue para os tecidos. Com mais sangues as artérias e veias se dilatam, aumentando de diâmetro. Assim temos o aumento da pressão arterial. 
Problemas cardíacos: Com o aumento da quantidade de sangue, aumenta também o trabalho do coração. Afinal, é ele que terá que bombear o volume extra. Com o tempo, tanto esforço irá resultar em problemas cardíacos. 
Problemas nos ossos: O sódio em excesso no organismo rouba o cálcio dos ossos, aumentando o risco da pessoa desenvolver problemas como osteoporose. 
Prejudica os rins: Com o excesso de sódio, os rins precisam expelir maior quantidade deste mineral e por isso trabalham mais. Com o tempo, isto pode levar a uma sobrecarga do órgão e prejudicar seu funcionamento. 
Favorece o inchaço: A pessoa pode desenvolver inchaço devido ao excesso de sódio no corpo caso tenha outros problemas associados, como obesidade ou complicações cardíacas. 
Excesso de iodo: Como o sal de cozinha também possui adição de iodo pode ocorrer o excesso desta outra substância que favorece problemas na tireoide. 



Os tipos de sal mais comuns disponíveis no mercado são:

Sal de cozinha: o tipo mais comum usado na culinária é constituído de 40% de sódio e 60% de cloro. Por exigência das leis brasileiras, também contém iodo; substância que previne o bócio, doença que afeta a glândula tireóide.
Sal light: com teor de sódio reduzido, é o tipo que os especialistas costumam indicar aos hipertensos. Entretanto, a quantidade deve ser muito pequena, a fim de não anular o benefício.
Sal marinho: esse tipo de sal é rico em minerais, pois não passa pelo processo de branqueamento. Pode ser moído na hora e é nutritivo, mas contém sódio também.
Sal grosso: também possui 40% de sódio e 60% de cloro, mas conserva a forma natural da salina.
Flor de sal: A flor de sal é composta por pequenos cristais retirados da camada mais superficial das águas dos cristalizadores contidos nas salinas. A flor de sal pode ser usada como tempero nos alimentos, mas não deve ser levada ao fogo porque desta forma perde a sua textura crocante. É excelente para temperar saladas ou adicionar aos alimentos no final da confecção. 

Alimentos com alto teor de sódio:
Azeitona preta em conserva; Azeitona verde em conserva; Bacalhau salgado cru;

Fermento em pó químico; Linguiça de frango crua; Linguiça de porco crua;
Macarrão instantâneo; Queijo parmesão; Sal grosso; Shoyo; Tablete de caldo de carne; e Tablete de caldo de galinha. São alguns mais conhecidos.




Dicas para diminuir o consumo de sal:
Prefira temperar a comida com ervas frescas e limão;
Opte por salgar a comida ao fim do preparo, pois alguns modos de cozimento "roubam" o sal dos alimentos (como em água, por exemplo);
Na hora da refeição, não deixe o saleiro na mesa, a fim de evitar o consumo excessivo;
Acostume, aos poucos, o paladar aos alimentos menos salgados;

#Conheça os diferentes tipos de sais, seus benefícios e os riscos do consumo em excesso. Seu consumo em excesso pode causar uma série de problemas de saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário