quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

# Engasgamento

Engasgamento

No dia a dia todo mundo está sujeito a pequenos acidentes que poderiam ser apenas um momento engraçado para contar aos amigos, mas que acabam se tornando motivos de verdadeiras tragédias. Provavelmente, você já engasgou alguma vez e sabe que durante alguns segundo há uma sensação de verdadeiro desespero.

O grande problema é que nem todas as situações de engasgo, a pessoa consegue desengasgar sozinha. A situação aumenta de risco quando se trata de uma criança engasgada. O engasgo acontece quando o caminho que o ar percorre para chegar aos pulmões é obstruído por pedaços de alimentos, líquidos ou pequenos objetos. Nesses casos é fundamental agir rapidamente, por que em minutos a vitima pode perder a consciência e morrer sufocada. O engasgo é uma manifestação do organismo para tentar expelir o alimento ou objeto que toma um caminho errado.



Como ocorre o engasgo: Geralmente o engasgo acontece como uma reação do organismo da pessoa quando esta ingere um alimento da forma errado. Esse alimento acaba indo pelo caminho errado e assim causa a obstrução que leva a asfixia. A epiglote está situada na parte de cima da laringe e atua como um tipo de porta que fica aberta para que seja possível que entre o ar para os pulmões.

No momento em que comemos alguma coisa e engolimos essa porta acaba se fechando para que não haja a possibilidade de que o alimento vá parar nos pulmões por engano, ele deve ser destinado ao estômago. O engasgo acontece naqueles momentos em que o alimento ou objeto faz o caminho incorreto quando chega nessa passagem da epiglote. É considerado um tipo de emergência médica.

Há quatro sinais que você pode reconhecer sempre que houver engasgamento:

Impossibilidade de respirar;
Impossibilidade de falar;
Impossibilidade de tossir;
O ato de levar as mãos á garganta;

Em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.

Em casos de engasgos ocasionados por corpos estranhos - que pode ser moeda, pedra ou qualquer objeto - ingeridos pela vítima, utiliza-se a Manobra de Heimlich, que tem por objetivo desobstruir a passagem do ar pelas vias aéreas.




Existem maneiras diferentes de ajudar a pessoa que esta com as vias aéreas obstruídas:

O que fazer em adulto:

A chamada Manobra de Heimlich é indicada nesses casos, pois desobstrui a passagem do ar pelas vias aéreas.
Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela ainda esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra "J"), até que a vítima elimine o corpo estranho.





Engasgo em Gestantes:

As gestantes têm uma forma própria para serem socorridas, imagine uma linha entre um mamilo e outro, assim você estará posicionado a pressão no esterno para realizar a compressão. Deixe uma mão sobreposta a outra para fazer a pressão e assim ajudar a desengasgar a gestante.



Engasgo em bebês: 

Em consciência: coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).



Inconsciente: Deitar o bebê de costas em seu braço e liberar as vias aéreas (boca e nariz). Verificar se o bebê respira. Se o bebê não respira, efetuar 2 respirações boca-a-boca. Observar expansão torácica; se não visualizar movimentos respiratórios, repetir a liberação das vias aéreas e as 2 respirações ( Procure ajuda médica).

Atenção: Sempre que a vítima perder a consciência, pedir ajuda ou ligar para o Serviço de Emergência (192 ou 193).

Alguns objetos que provocam engasgos:

Normalmente as pessoas sofrem de engasgo quando estão comendo ou bebendo, pode ser causado por um susto ou algo do tipo, ou então pelo fato de simplesmente o alimento ter tomado o caminho errado.

Causadores de engasgos em crianças:
Caroços de feijão, grãos de arroz, pedaços de frutas, bolinhas de gude, pilhas e baterias, tampas de canetas, peças pequenas que se desprendem de brinquedos, moedas e botões, parafusos, balas, água, entre outras coisas.

Causadores de engasgo em adultos:
 Farofa, peixes (espinhas), caroços de feijão, grãos de arroz, pipocas, entre outras coisas.
Nenhuma medida tomada deve atrasar a busca de atendimento médico. Em todo caso de acidente, principalmente engasgos, sempre ligue para o serviço de emergência (SAMU 192 ou Bombeiros 193) ou procure o pronto-socorro mais próximo. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Dicas:

Não tente conter os abalos;
Não dê medicamentos;
Não coloque a sua mão na boca da vitima.
Não se deve oferecer água ao engasgado, pois isso pode agravar ainda mais a situação;
O indicado é tentar retirar o corpo estranho da boca, tentando puxá-lo para fora com a mão, se estiver visível;




#Em todas as situações de primeiros socorros é necessário manter a calma para poder agir com segurança e inteligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário