terça-feira, 1 de dezembro de 2015

# Dia Mundial do Combate Contra a AIDS!


# Dia Mundial do Combate Contra a AIDS!

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de Aids. As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta. A iniciativa foi referendada pelo Sistema das Nações Unidas, por meio da Assembléia Mundial de Saúde, e tem o apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países. A cada ano, a OMS elege a população/grupo social que registra o maior crescimento da incidência de casos de HIV/aids e define para uma campanha com ações de impacto e sensibilização sobre a questão.
O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS.



O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da AIDS, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais!
Sabendo disso, você pode conviver com uma pessoa portadora do HIV ou da AIDS. Pode abraçar dar carinho e compartilhar do mesmo espaço físico sem ter medo de pegar o vírus da AIDS.

Quanto mais respeito e carinho você der a quem vive com HIV/AIDS, melhor será a resposta ao tratamento, porque o convívio social é muito importante para o aumento da auto-estima das pessoas e, consequentemente, faz com que elas cuidem melhor da saúde.



Assim pega HIV/AIDS:

Sexo na vagina sem camisinha
Sexo oral sem camisinha
Sexo anal sem camisinha
Uso de seringa por mais de uma pessoa
Transfusão de sangue contaminado
Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação
Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados

Para evitar a transmissão da AIDS, recomenda-se uso de preservativo durante a relação sexual, uso de seringas e agulhas descartáveis, teste prévio no sangue a ser transfundido e uso e luvas quando estiver manipulando feridas ou líquidos potencialmente contaminados. As gestantes devem fazer o teste de AIDS e começar o pré-natal o mais cedo possível.




# “A AIDS é uma doença que pode ser evitada. O preconceito, atitude que deve ser exterminada”. (Leonardo Albertini)

Diga não ao preconceito# AIDS não tem cara, não tem raça, não tem sexo, não tem idade# a vida é mais forte que a AIDS# previna-se # eu respeito# # Eu Apoio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário