segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

# Primeiros Socorros!


Bom dia! Essa semana estarei dando dicas de primeiros socorros básicos mais eficientes que pode te ajudar a salvar uma ou mais vidas. É um tema que eu particularmente sou apaixonada, mas fiquem tranquilos que não usarei palavras difíceis como vocês mesmos falam..rs serei bem básica e clara. Separei os temas do nosso dia a dia para esclarecer e mostrar como um pouco de conhecimento faz a diferença na hora que ocorre um acidente.



Primeiros socorros pode ser conceituado como tratamento imediato e provisório ministrado a uma vítima de trauma ou doença fora do ambiente hospitalar, sendo caracterizados por procedimentos de emergências aplicados a uma pessoa em perigo de vida. Refere-se a um atendimento pré-hospitalar, mas não significa apenas agir com rapidez e imediatismo, mas sim agir com competência e clareza quanto aos procedimentos aplicados, especialmente em relação ao reconhecer condições que ameacem a vida, evitar agravamento de lesões e manter as funções vitais até que se obtenha atendimento médico adequado. Enfim é o primeiro atendimento dado por quem estiver mais próximo a uma vítima de agravo à saúde. Têm dois objetivos: nas situações mais complicadas, manter a pessoa viva; nas demais, ajudar a pessoa a se recuperar mais rápido.

Você sabe a diferença de Urgência e Emergência termo utilizado na área da medicina para classificar o tipo de atendimento? pois bem urgência é um estado de grande sofrimento agudo, porém, sem risco de morte imediata, um exemplo são Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade), e dengue. Já a emergência é um estado grave de saúde, com risco de morte imediata, circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato, exemplo: hemorragias, parada respiratória e parada 
cardíaca, por isso, em ambulâncias estão geralmente escrito emergência e não urgência.

Ficou claro nosso conceito né? agora vamos a situações do nosso cotidiano.

Queimadura quem nunca se queimou né verdade! Queimadura é a lesão na pele provocada geralmente pelo calor, mas também pode ser provocada pelo frio, pela eletricidade, por certos produtos químicos, por radiações e até fricções. A pele pode ser destruída parcialmente ou totalmente, atingindo desde pelos até músculos e ossos.



Existem três classificações para os tipos de queimaduras e assim saberemos identificar a lesão e como trata-la vou esclarecer para vocês todas elas e como vocês irão trata-las.

A queimadura de 1º grau atinge a camada mais superficial da pele, nós profissionais da saúde chamamos de epiderme, e se traduz como uma lesão vermelha, quente e dolorosa, não há formação de bolhas e a pele não se desprende. A queimadura solar é um exemplo. O que você deve fazer: faça compressas frias nas primeiras horas após o acidente ou lave com água corrente e sabão neutro, secar cuidadosamente com pano limpo e não esfregar a pele; não colocar pasta de dentes, nem manteiga; para aliviar a dor, tome analgésicos ou anti-inflamatórios comuns se necessário e use filtro solar regularmente.

A queimadura de 2º grau gera bolhas cheias de líquido amarelo-claro e muita dor. É o caso típico das queimaduras com panelas, ferro de passar roupa e líquidos quentes. O que você deve fazer: abra a torneira fria imediatamente e coloque a parte atingida sob a água corrente durante pelo menos 5 minutos, depois seque o local com cuidado e cubra-o com gaze ou pano limpo, não passe nenhuma pomada, pasta de dente, gelo, pó de café, manteiga ou qualquer outra substância. Jamais fure as bolhas, os germes existentes na pele poderão infeccioná-las.

A queimadura de 3º grau é mais profunda. Nelas, nem há formação de bolhas, porque as camadas mais superficiais da pele morrem imediatamente. Na maioria das vezes, há necessidade de internação hospitalar, pois geralmente ocorrem manifestações sistêmicas, como desequilíbrio acentuado dos níveis de sódio, potássio e/ou cálcio, e desidratação; necessidade de retirada de tecidos necrosados, partículas estranhas na ferida; e até realizar enxertia. Se houver queimaduras com produtos químicos, plásticos ou algo que esteja aderido a pele e não saia com facilidade, não tentar remover, apenas lavar abundantemente com água fria e cubra com pano limpo molhado, encaminhando o doente ao pronto socorro mais próximo. Se possível, remover anéis, cintos, sapatos e roupas antes que o corpo inche.

Dicas:

• Nunca aplicar sal, açúcar, pasta de dente, pomadas ou qualquer outro produto caseiro, pois eles podem complicar a queimadura e dificultar o diagnóstico;
• Não aplicar gelo diretamente sobre o local afetado;
• Evitar  pomadas ou remédios naturais, assim como qualquer medicação não prescrita por médicos;
• Em caso de ingestão de produtos cáusticos ou queimaduras em boca e olhos, lavar o local com bastante água corrente e procurar o pronto-socorro;
• Não tocar a área afetada.
• Não tentar retirar pedaços de roupa grudados na pele. Se necessário, recortar em volta da roupa que está aderida a pele queimada.
• Não cobrir a queimadura com algodão.




Uma vez prestado os primeiros socorros, se caso for preciso devemos transferir a vítima ao atendimento hospitalar definitivo, pois, apesar de ser um atendimento pré-hospitalar, não substitui o atendimento por um profissional médico, enfermeiro ou bombeiro. A maioria dos pequenos incidentes não chega a demandar assistência médica, entretanto requer um atendimento que não pode ser negligenciado.


Espero que tenham gostado e no decorrer da semana teremos mais novidades!

#As queimaduras podem ocorrer a qualquer momento, lembrando que a maioria dos acidentes podem ser evitados, basta ter apenas alguns cuidados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário