segunda-feira, 28 de março de 2016

#Benefícios da Beterraba!



A beterraba tem um consumo considerável em nosso país. Normalmente, ela é consumida cozida, e muitas vezes é feita cozida junto com o feijão, mas também é muito consumida ralada em saladas e até mesmo em sopas. É um alimento riquíssimo em propriedades tanto medicinais quanto nutricionais, sendo capaz de resgatar fontes de energia. Por esse motivo, é indicada em pessoas que estão se recuperando de qualquer tipo de doença.

A beterraba é fonte de muitos nutrientes. É rica em vitaminas, como a A, C e do complexo B. Apresenta altos índices de fósforo, magnésio, zinco e potássio. Tem baixo teor de ferro, mas por ter fácil aceitação no organismo, é indicada em problemas de baço e fígado, além de ser ótima em tratamento de anemias.

Para as mulheres grávidas, a beterraba é sempre indicada. Com alto nível de ácido fólico, é capaz de prevenir a má formação do bebê, além de tornar mais forte o sistema imunológico do mesmo. Muita gente não sabe, mas este alimento apresenta grande potencialidade no tratamento de determinadas doenças: problemas na vesícula, no fígado, pulmão, próstata, pedras nos rins e até mesmo problemas de origens sexuais.

E os tratamentos não param por aí… É muito indicada em tratamento de artrite, no controle da pressão arterial e fortalece os músculos por ter muito potássio e manganês. É um alimento diurético e com alto poder revitalizante.

Benefícios


  • Diminuir a pressão alta, por conter nitratos que ajudam relaxar os vasos sanguíneos;
  • Aumentar o rendimento do treino, pois relaxa os vasos sanguíneos e permite que mais nutrientes cheguem aos músculos;
  • Fortalecer o sistema imune, por ser rica em zinco;
  • Ajudar a prevenir e combater anemia, por conter ferro e vitaminas do complexo B;
  • Manter a saúde dos músculos, por conter potássio e cálcio;
  • Proteger o sistema nervoso, por ser rica em vitamina B1 e B2;
  • Prevenir o envelhecimento precoce, por ser rica em vitamina C;
  • Controlar o colesterol e proteger o coração, por ser rica em fibras;
  • Prevenir câncer, por ser rica no antioxidante betalaína;
  • Manter a saúde dos olhos e prevenir catarata, por ser rica em vitamina A;
  • Prevenir problemas no fígado e nos pulmões, devido à presença de vitamina C e betalaína.

A beterraba pode ser consumida em saladas cruas, cozidas ou em sucos, sendo ideal consumi-la na forma crua, pois o seu principal nutriente antioxidante, a betalaína, é perdido quando colocado em temperaturas elevadas.

Dica:
Receita de Suco de Beterraba, Laranja e Cenoura

Ingredientes
2 cenouras
Suco de laranja
1 beterraba crua
Gelo

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber gelado.
Benefícios: Hidrata o organismo; Nutritivo; Sem gorduras saturas e trans; Previne doenças; Baixo teor de sódio; Sem lactose e glúten; Fortalece o organismo.
                               
Enfim as beterrabas cruas são ainda uma excelente fonte de ácido fólico, uma vitamina do complexo B muito importante para as mulheres grávidas ou para aquelas que pensam engravidar. Esta vitamina, além de importante para evitar um tipo de anemia, diminui significativamente o risco de o feto desenvolver uma malformação da medula espinhal.



#A beterraba nos ajuda a reduzir o estresse e a desfrutar de uma sensação de bem estar e, portanto, proporciona uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário