sexta-feira, 18 de março de 2016

#Benefícios Do Cravo Da Índia!


O Cravo da Índia são botões de flores que são muito popularmente usado na cozinha e remédio naturais. É conhecido por seu aroma distinto e é usado em vários pratos. Ele é adicionado em doces e molhos quentes para o seu sabor único. Além disso, é bastante usado para fins medicinais.
O Cravo da Índia fornecer apenas cerca de 50 calorias por 100 gramas do seu consumo. Ele é rico em carboidratos e também contém alta quantidade de proteínas e fibras alimentares. Além disso, do Cravo da Índia não contêm colesterol e ainda é rico em muitas vitaminas, tais como Vitamina A, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K. Vários minerais, como sódio, Potássio, Cálcio, Zinco, Ferro, cobre, magnésio e manganês podem ser obtidos com o seu consumo.
Os benefícios do cravo da Índia devem-se às suas propriedades antissépticas, cicatrizantes, antifúngicas, antibacterianas, antioxidantes, analgésicas e anti-inflamatórias. O óleo extraído do cravo da Índia age contra gases e inchaço. Reduz a pressão de gás no estômago, auxiliando na eliminação adequada dos alimentos e toxinas. Também é eficaz contra náuseas, soluços, enjoo e vômitos. É indicado ainda para manter a saúde bucal, aliviando dores de dente e nas gengivas.

Benefícios:



Circulação sanguínea
O óleo extraído de cravo da Índia atua na circulação sanguínea, melhorando seu fluxo e auxiliando, por consequência, todo o organismo. O extrato também ajuda a nutrir a pele e melhorar o sistema imunológico ao purificar o sangue.

Expectorante
O chá de cravo da Índia atua como expectorante, soltando o muco presente na garganta e no esôfago.

Analgésico e antisséptico
O eugenol, antisséptico natural presente no cravo, auxilia na eliminação das marcas de acne, proporcionando também o equilíbrio da pele e evitando o surgimento de rugas. O chá de cravo da Índia pode ainda amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, candidíase oral, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamações de garganta. É também um bom remédio caseiro para infecções, queimaduras e feridas.

Acelera o metabolismo
Dentre os benefícios do cravo da Índia ainda estão a aceleração o metabolismo, promovendo o aumento da produção de saliva e dos líquidos responsáveis pela digestão, auxiliando na queima rápida de gordura.

Digestivo
O cravo da Índia melhora o poder de digestão, aumentando as secreções de enzimas gastrointestinais. Assim, ajuda a aliviar problemas de indigestão e prisão de ventre. Também ajuda em casos de náuseas e mal-estar estomacal.

Alívio da tosse
Em função das propriedades do cravo da Índia expectorantes, este é ótimo para aliviar a tosse. Neste caso, é recomendável adicionar a especiaria no chá e consumir até o alívio da tosse.

Músculos
O cravo da Índia reduz os espasmos musculares e ajuda a aliviar os músculos no caso de cãibras.

Antioxidante
O cravo da Índia atua como excelente antioxidante, que combate os radicais livres e ajuda a evitar danos na pele. Possui grande capacidade de liberar hidrogênio e reduzir consideravelmente a peroxidação lipídica, que é a quebra das gorduras poli-insaturadas.

Antisséptico bucal
O chá de cravo da Índia é usado no tratamento de bactérias encontradas na boca e no estômago. Sua função antisséptica também age na eliminação do mau hálito. Estes benefícios do cravo da Índia o fazem ser utilizado ainda como ingrediente em pastas de dente. Possui ação comprovada também contra dor de dente e nas gengivas e contra as cáries.

Bom funcionamento da tireoide
A especiaria ajuda quem sofre de hipotireoidismo ou hipertireoidismo e atua também na prevenção do surgimento dessas disfunções de tireoide.

Controle do colesterol
O cravo da Índia ajuda também no controle do colesterol ruim, sendo ainda bom antiviral e antifúngico.

Anti-inflamatório
O eugenol presente nas propriedades cravo da Índia atua como substância anti-inflamatória. Estudos em animais mostraram que a utilização do cravo em algumas dietas reduziram significativamente os sintomas da inflamação. A especiaria ainda contém uma variedade de flavonoides, que também contribuem em suas propriedades anti-inflamatórias.

Na busca pelo emagrecimento, alimentos naturais ajudam a alcançar o objetivo e ainda proporcionar um melhor funcionamento do organismo. O cravo da Índia é um destes ingredientes indicados para quem busca o equilíbrio entre boa forma e saúde. Esta especiaria proveniente da Indonésia e facilmente encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais é comumente conhecida na culinária por agregar sabor e aroma às receitas.

Contraindicações
O consumo de cravo da  Índia é contraindicado para mulheres gestantes ou em fase de lactação, além de crianças menores de seis anos e pacientes com problemas gastrointestinais e doenças neurológicas. Também deve ser evitado o seu uso exagerado, e a sua aplicação em zonas mucosas irritadas. A aplicação excessiva do óleo pode causar irritação na pele.

Além de seu uso culinário e medicinal, o cravo-da-índia é também empregado na área da beleza e higiene: o óleo de cravo é usado para cuidar das unhas, e o chá pode ser usado como higienizador e antisséptico para as mãos: além de proteger e limpar, deixa um aroma delicioso. Lavar o rosto com chá de cravo e fazer a aplicação do óleo posteriormente é indicado para tratar espinhas. É ainda útil no tratamento de infecções de pele e micoses. O óleo também pode ser usado contra prisão de ventre, ao ser usado para massagear a barriga.

Óleo Essencial de Cravo-da-Índia
O óleo essencial de cravo-da-índia é utilizado em xampus e loções capilares que limpam e auxiliam o crescimento dos fios. O eugenol, um dos principais constituintes do óleo essencial presente na especiaria, é responsável pela atividade antimicrobiana.

Pó de Cravo-da-Índia
Pode utilizar pó de cravo-da-índia para dar um toque final a um prato especial. O cravo em pó pode ser utilizado em bolos, tortas, doces, biscoitos ou até em pratos salgados e no preparo de carnes especiais.

Dica

Chá de cravo-da-índia
Coloque duas xicaras de água para ferver e, quando estiver borbulhando, desligue o fogo e acrescente 1,5 g de cravos. Tampe, espere esfriar e coe antes de beber.

Enfim O eugenol, ingrediente ativo presente no cravo e responsável pelo aroma característico da especiaria conta com propriedades anestésicas e a analgésicas, úteis para aliviar dores abdominais e aliviar alguns dos sintomas da TPM, como as cólicas, e até mesmo dores causadas por má digestão. Isso porque o cravo estimula o fluxo sanguíneo e a liberação de secreções gástricas que facilitam a digestão. Para quem sofre com enjoos, o chá também é benéfico e ajuda a aliviar a sensação de náusea.

#É rico em óleos essenciais com ação analgésica e anti-séptica. ajuda também a reduzir o nível de açúcar no sangue e pode ser utilizado como anti-inflamatório ou antibiótico. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário