sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

#Pilates!


É um método de exercícios físicos que busca a consciência corporal, ou seja, nenhum músculo é considerado mais importante do que o outro. Além de oferecer todos os benefícios de uma atividade física comum, o Pilates é seguro para sua saúde física, auxiliando na correção da postura, aumentando a elasticidade do corpo e aliviando o estresse. É uma excelente opção para emagrecer, já que acelera o metabolismo, resultando na perda de peso.

O Pilates pode ser feito no chão ou em aparelhos. O importante é que qualquer atividade do Pilates trabalha a musculatura de dentro para fora, o que significa que os músculos mais internos serão trabalhados e o corpo estará mais forte e manterá este tônus por mais tempo.



Os exercícios de baixo impacto e de poucas repetições proporcionam resultados eficazes e, ao mesmo tempo, menos desgaste das articulações e dos músculos, tornando-o praticável por atletas profissionais a pessoas sedentárias. Realizados com precisão, os movimentos do método podem ser feitos por pessoas de todas as idades, inclusive as que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas. Em casos como esses, é importante que o trabalho seja conduzido por um fisioterapeuta. Um dos diferenciais do Pilates está na sua versatilidade e na variedade de movimentos. Ao perceber melhora em sua saúde física e mental, o aluno tem sua autoestima elevada. O controle da respiração, por exemplo, permite ao praticante controlar sua ansiedade. Outra função muito apreciada é a de pós-tratamento de coluna, pois trabalha também com o fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna. Além disso, a modalidade também serve de escudo contra o estresse e a fadiga.

Tipos de Pilates

Pilates solo



O Pilates de solo, também conhecido como Mat Pilates, utiliza a força do próprio corpo e alguns objetos, como bolas e elásticos, para a realização dos movimentos. Os iniciantes podem sentir mais dificuldade na modalidade solo, pois ela exige maior força muscular e consciência corporal.

Pilates com aparelhos



O Pilates com aparelhos é a versão mais tradicional da técnica, que é amplamente utilizada para recuperar lesões musculares, fortalecer o corpo e até mesmo emagrecer. Os aparelhos são compostos por molas e elásticos de diferentes durezas, que determinam a intensidade do exercício, tornando o movimento mais fácil, ou mais difícil. Pode ser praticada por todos os tipos de pessoas e oferece resultados com maior rapidez.

Para o desenvolvimento dos exercícios, tem como base seis princípios básicos, que são:



Pilates na gravidez:


Benefícios para a gestante e para o bebê

Evitar as famosas dores nas costas, melhorando a postura;

Aliviar dores e inchaços nas pernas e a fortalecê-las para que aguentem mais peso e liberem a sobrecarga na coluna;

Trabalhar os braços, importantes para cuidar do bebê, que vai ficar cada vez mais pesadinho;

Evitar a incontinência urinária por meio do trabalho do períneo;

Auxiliar a contração abdominal (o que facilita o trabalho de parto mais tarde);

Estabilizar as articulações contra possíveis lesões;

Trabalhar a respiração, que auxilia no relaxamento do corpo entre uma contração e outra.

O bebê também é beneficiado quando a mãe pratica Pilates:

Recebe endorfina, o hormônio do relaxamento, através da placenta, o que contribui para o bem-estar dele;

Tem um crescimento adequado dentro do útero, já que a gestante controla melhor seu peso;

Sente a tranquilidade da mamãe, que deve estar mais disposta e com a autoestima lá em cima.

Recomendações: Não é aconselhado praticar esse exercício sozinha, tem que ter acompanhamento de um profissional e sempre consultar seu médico.

Portanto todos podem fazer o pilates, pode ser executado de infinitas maneiras, é importante que todo praticante de pilates seja acompanhando por profissionais especializados, que consigam avaliá-lo fisicamente, junto com uma dieta equilibrada e saudável você terá o corpo que deseja.

" O Pilates é uma modalidade de atividade física, que desenvolve um corpo uniforme, restaura a vitalidade física, além de priorizar a flexibilidade muscular, fortalecimento global do corpo e correção postural" ( Milena Pamponet - Fisioterapeuta). 



#Modalidade facilita perda de peso e tonificação dos músculos!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

#Poder dos Alimentos Detox!






Os métodos de emagrecimento e de limpeza do organismo conhecidos por detox conquistaram as mulheres. São dietas ricas em alimentos, sucos, água mineral e chás com o poder de eliminar substâncias nocivas ao organismo.

O consumo de produtos naturais ajuda a mandar embora as toxinas que se acumulam principalmente no fígado e no intestino. Para alegria das mulheres, a perda de alguns quilinhos é uma consequência desse processo.

Embora a moda do detox tenha começado pela alimentação, hoje já pode ser encontrada em tratamentos estéticos e para os cabelos. O objetivo é eliminar as toxinas acumuladas no corpo, que não são mais processadas pelo organismo e colaboram para o aumento dos radicais livres, principais causadores do envelhecimento precoce.

Dessa forma, o detox não mostra apenas resultados positivos na balança, mas também dá mais energia e disposição, melhora a memória e diminui a retenção de líquidos. Sem falar na pele e nos cabelos, que ficam visivelmente mais bonitos e cheios de vida.

Para descobrir se seu organismo está intoxicado, fique atenta a alguns sinais. Cansaço excessivo, falta de resistência, problemas de memória, dores de cabeça frequentes são alguns deles. Outros sintomas comuns são problemas digestivos, sinais frequentes de hipersensibilidade e alergias, pele opaca, e depressão.
No processo de desintoxicação, é importante consumir alimentos que ajudam o fígado, órgão responsável por limpar o organismo e eliminar toxinas.

Alimentos:



Chá verde: Ativa enzimas que ajudam na metabolização de toxinas.

Alho: Além de ter ação anti-inflamatória, ele melhora as enzimas do fígado, protegendo-o e ajudando no processo de limpeza.

Verduras crucíferas: Verduras como brócolis, couve-flor, aspargos e couve-de-bruxelas também são capazes de ativar enzimas responsáveis por eliminar toxinas.

Dente-de-leão e silimarina: A primeira erva colabora para a limpeza hepática e a segunda protege o fígado.

Gema de ovo: Contém uma vitamina chamada colina que é importante no processo desintoxicante.

Limão: Tem ação alcalinizante e é rico em terpeno, substância que ajuda o fígado a se livrar de impurezas.

Maçã: Possui alta ação adstringente, ativa a liberação da bílis e elimina toxinas.

Gengibre: É um alimento antioxidante que também age no fígado.
Água: É purificante e também condutora.

Mamão: Essa fruta possui uma substância chamada papaína, que atua como pepsina, enzima do estômago, transformando as proteínas dos alimentos em aminoácidos, o que melhora o funcionamento do fígado.

Hibisco: Por ser flavonoide eficiente antioxidante essa planta ajuda na redução de gorduras, atuando na melhora da digestão, no funcionamento do intestino e contra a retenção de líquidos.

Chia: As fibras insolúveis presentes na chia, em função da sua capacidade de absorver água, aceleram o trânsito intestinal, desintoxicando o organismo. Esse alimento ainda é capaz de prevenir doenças cardiovasculares e controlar a glicemia.

Portanto o poder dos alimentos detox é fazer uma limpeza profunda no nosso organismo, acabando com toxinas e gorduras de uma alimentação irregular, que gera danos a nossa saúde, enfim busque sempre alimentos saudáveis para sua alimentação diária assim estará contribuindo com a saúde e uma qualidade de vida melhor.




# Elimine as toxinas do corpo com a ajuda dos alimentos! Alimentos com substâncias que dão uma forcinha para o fígado limpar o organismo são ideais para desintoxicar.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

#Zumba Fitness!






Hoje vou dar uma dica de exercício maravilhosa, para quem não aguenta mais os equipamentos da academia e quer investir em uma atividade mais divertida. Experimente fazer algumas aulas de Zumba Fitness, dança latina já é muito conhecida no mundo inteiro, e agora no Brasil, está técnica que une dança e exercícios aeróbicos, é a grande sensação do mundo fitness, mistura salsa, merengue, mambo e ate axé em seus exercícios consegue fazer com que a pessoa gaste ate 1000 calorias em uma aula que dura uma hora.

Malha o corpo todo sem perceber a hora passar. Dança os mais diversos ritmos, acompanhando as coreografias com facilidade, mesmo sem nunca ter sido a rainha do gingado, ganha fôlego, disposição, saúde. É assim a vida de quem pratica Zumba Fitness, uma ginástica em forma de festa embalada por ritmos latinos e internacionais, a atividade já conquistou mulheres em academias de todo o país por ser uma atividade que queima calorias de forma divertida.

Não existe diferença entre iniciante e avançado, por exemplo. A aula de Zumba é fácil, pois tem movimentos repetidos e tranquilos de se fazer, sendo mais fácil para o aluno entender. Não precisa ter experiência com a dança, até porque a aula foca na diversão e na diversidade de movimentos e ritmos, por isso qualquer um pode se movimentar, só precisa ter alegria.
  
Benefícios da Zumba para o seu corpo:



Gasto calórico: o grande atrativo dessa modalidade é que você pode perder de 600 a 1.000 calorias em 1 hora de aula. E isso tudo “sem perceber”!

Aumento do metabolismo: A aula mistura dança com ginástica, alternando movimentos aeróbicos e localizados e, como consequência, aumenta o metabolismo e o gasto calórico.

Eliminação de toxinas: A atividade auxilia ainda na função de eliminar toxinas e retenção de líquidos do organismo.

Recrutamento de vários músculos: A aula trabalha todos os músculos do corpo, os músculos inferiores são os mais recrutados (quadríceps, glúteo, posterior de coxa e panturrilha). Há ainda, um recrutamento da musculatura do core, que envolve músculos da região abdominal, glúteo e costas.

Astral positivo: As músicas das aulas são 70% de ritmos latinos. Esses ritmos são extremamente contagiantes, por isso, melhoram o astral e aliviam o estresse.

Facilidade: Outro ponto interessante é que não há uma exigência na excelência dos movimentos, ou seja, não é preciso ser “expert” em danças, a aula é fácil e todos se divertem, enquanto se exercitam.

Fortalece as pernas e o bumbum: Os movimentos fortalecem os músculos inferiores e superiores, ajudando a ficar com as pernas e o bumbum durinhos.

Melhora o sistema cardiovascular e cardiorrespiratório: Os exercícios fortalecem o coração, devido ao aumento da circulação e da respiração.

Ativa e melhora a coordenação: Os movimentos das danças que misturam velocidades melhoram os reflexos e o equilíbrio.

Melhora a memória: Os passos e as coreografias estimulam o cérebro e melhoram a memória.

Trabalha a sensualidade: As coreografias da zumba misturam salsa, merengue e outros ritmos que ajudam a despertar o lado mais sensual da aluna.

Melhora a agilidade, equilíbrio e articulações: Além da condição cardiorrespiratória, a Zumba também trabalha a percepção espacial e a coordenação motora, deixando os reflexos mais rápidos e melhorando o equilíbrio. A combinação de movimentos favorece o equilíbrio.

Melhora o convívio social: A zumba proporciona interação entre alunas, combatendo a depressão e a timidez.

Combate o estresse diário: A dança, a música e os movimentos ajudam a relaxar.

Melhora o condicionamento aeróbico

Aumenta a flexibilidade

Aumenta a autoestima

Todos esses benefícios sem utilizar equipamentos. Portanto para as mulheres que querem entrar em forma ou, simplesmente, manter o corpo bonito e saudável, não há segredos: é preciso unir uma alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos! Perseverança também é palavra-chave, exatamente por isso, é muito importante que a pessoa opte por um tipo de atividade física que realmente lhe agrade a minha dica de hoje é Zumba Fitness.
  

" A aula de Zumba Fitness transforma a vida das pessoa, no aspecto físico e social, quem faz Zumba é mais feliz.. a depressão tem inveja de quem faz Zumba Fitness" (Leandro Braga - Instrutor de Zumba Fitness).



#A aula mistura dança e ginástica, elimina centenas de calorias e turbina a saúde, o humor e a disposição de forma divertida.


terça-feira, 26 de janeiro de 2016

#Alimentos Indispensáveis Para Uma Alimentação Saudável!




Para ter uma alimentação saudável e balanceada é essencial a variação no consumo de alimentos. Cada um tem a sua função e importância na dieta. Os alimentos contribuem de forma significativa para a manutenção de uma vida saudável. Se quisermos ficar longe dos problemas que afetam o desempenho das nossas atividades, a dica é manter uma alimentação equilibrada e adequada, aliado à prática de exercícios físicos e hábitos saudáveis.

Uma boa alimentação tem relação direta com o fortalecimento das defesas do nosso corpo. Uma alimentação adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor.

O sangue é o combustível para que o coração possa trabalhar e manter o corpo funcionando devidamente, portanto para que ele leve consigo todos os nutrientes necessários para manter uma saúde impecável, temos que ter uma dieta saudável e balanceada contendo uma grande variedade de alimentos.

Para que isso seja possível é necessário contar com grupos de alimentos especiais, capazes de proporcionar ao organismo a absorção de substâncias altamente benéficas e que ajudam o sistema cardiovascular a trabalhar com maior frequência e vitalidade que são os carotenoides responsáveis por dar cor aos alimentos; fibras solúveis e insolúveis presente em frutas e alimentos integrais; fitoestrogênios presente na maçã e na linhaça; minerais como cálcio, potássio e o magnésio; ômega-3 presente em peixes; e vitaminas presentes em hortaliças, legumes, cereais integrais, carnes e outros.

Alimentos que devem estar presentes na sua dieta:



Peixes: rico em proteínas, esse tipo de carne branca contêm ômega 3, que ajuda na diminuição do risco cardiovascular. Além disso, o peixe também é fonte das vitaminas A, D e B e contêm boas concentrações de minerais, como o cálcio, sódio, potássio, magnésio, ferro, fósforo, iodo, flúor, selênio, manganês e cobalto.

Aveia e cereais integrais: O consumo desses alimentos auxilia na diminuição do colesterol LDL, que é nocivo ao organismo.

Fibras alimentares: são importantes porque mantêm o intestino regulado e também desempenham um papel vital na ativação do sistema imune, evitando doenças como o câncer de intestino, como frutas, cereais integrais, pães (principalmente os integrais), legumes, vegetais, nozes e farelos.

Vitaminas e Minerais: as vitaminas A, C, E, o ácido fólico e os minerais zinco e selênio ajudam a fortalecer o sistema imunológico. O zinco colabora para a diminuição de resfriados e gripes, como abacate, abacaxi, ameixa, abóbora, acelga, alface, agrião, arroz integral, soja, aveia, dentre outros alimentos ricos desse nutriente.

Chocolate meio-amargo: rico em flavanóides, que diminuem a pressão sangüínea e promovem o bom funcionamento do sistema circulatório, tem altas concentrações de magnésio, um mineral importante para mais de 300 processos biológicos do organismo.

Frutas oleaginosas: são as castanhas, as nozes e as amêndoas. Bowden afirma que todas trazem inúmeros benefícios, apesar do elevado teor calórico. Possuem muitos minerais, proteínas e altos níveis de Ômega 3 e Ômega 9.

Canela: ajuda a controlar o nível de açúcar e de colesterol no sangue, o que previne o risco de doenças cardíacas. Para usufruir dos benefícios da especiaria, basta polvilhar um pouco de canela em pó no café ou no cereal matinal.

Alho: fonte de cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, selênio e vitamina C. A alicina, substância química que dá o odor e sabor característicos do alho, é a grande responsável pela maioria de suas propriedades funcionais. Entre os benefícios do alho estão: a diminuição dos níveis de colesterol, ação antioxidante, prevenção de doenças cardiovasculares e aterosclerose e diminuição do risco de desenvolver câncer de cólon.

Azeite de oliva: principal representante dos ácidos graxos monoinsaturados,o seu consumo moderado de azeite de oliva, devido aos compostos fenólicos, combate a ação dos radicais livres, ajuda a manter os níveis de colesterol total dentro dos limites normais e aumenta os níveis de HDL (colesterol bom).

Brócolis: entre as hortaliças, o brócolis é a que tem maior concentração de ferro, além do ferro, o brócolis também é fonte de vitamina C, A, ácido fólico, cálcio, selênio e potássio.

Maçã: fonte de fósforo, potássio, ferro, vitaminas do complexo B e vitamina C. A principal fibra presente nessa fruta é a pectina, que auxilia na redução dos riscos de problemas cardiovasculares e ainda diminui os níveis de colesterol sanguíneo. 

Dica:

Apesar desses alimentos serem indispensáveis, para ter uma alimentação saudável e balanceada é essencial a variação. Consuma diariamente alimentos de todos os grupos alimentares como: cereais, frutas, verduras, legumes, carnes, leguminosas, leite e derivados, e tenha uma boa nutrição.

Portanto esses são só alguns dos inúmeros recursos que a natureza dispõe ao uso dos seres vivos. É importante que as pessoas conheçam cada vez mais sobre os alimentos e mais do isso, que aprendam a se alimentar de maneira mais saudável. Uma alimentação rica em nutrientes previne doenças e aumenta a longevidade.  É muito importante ressaltar que, NÃO EXISTE alimento ruim, e sim alimentos com diferentes valores nutricionais e níveis de nutrientes. Enfim, faça uma alimentação equilibrada e variada.



#Comer bem e manter uma dieta balanceada garantem funcionalidade do organismo e longevidade, com os alimentos certos, de maneira saudável e saborosa.


segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

#Benefícios da Manga!





A Manga é consumida em todo o mundo. Elas são deliciosas, doce e agir como um refrigerante natural no verão.  As mangas estão disponíveis no mercado com diferentes gostos e sabores. Elas são normalmente consumidas cruas e são saboreadas em saladas frescas e sucos.
A manga é uma fruta muito saudável com muitas substâncias úteis para o organismo. Ela possui cerca de 60 calorias por 100g da sua porção e é uma fruta rica em carboidratos e fibras, é rica também em vitaminas A, B, C, E, cálcio, fósforo, ferro. Ela combate à falta de vitamina C, é digestiva e combate a acidez estomacal. Como ela é rica em fibras isso ajuda na digestão, mantendo o movimento intestinal adequado e o trato digestivo limpo, vários compostos fazem a Manga ainda mais potente contra a indigestão. As folhas da manga também podem ser usadas como um chá para combater a bronquite e alguns males da boca. A casca da manga também tem seus benefícios, depois de cozidas elas servem para tratar cólicas hemorrágicas, problemas gástricos, renais,  pulmonares e intestinais, gonorreia, corrimento vaginal, catarro e varizes.

E a manga tem um teor relativamente elevado de hidratos de carbono, que incluem: glicose, frutose, maltose e xilose.

Benefícios:



Prevenção do Câncer: A Manga é uma excelente fonte de antioxidantes, além da Vitamina A e flavonóides, beta-caroteno, alfa-caroteno, beta e-criptoxantina também estão presente na Manga que mostrou-se ser eficaz na prevenção do câncer de pulmão e da boca.

Digestão: A Manga é uma excelente fonte de fibra dietética, elas ajudam na digestão, nos movimento intestinal adequada e ajuda a manter o trato digestivo limpo. Além disso, As mangas são alcalinos na natureza, portanto, ajuda na redução da acidez no estômago.

Colesterol: A Manga é rica em fibras, elas ajudam na redução do colesterol ruim no sangue. Ela também ajuda a restringir as atividades de um hormônio chamado de leptina, que produz células de gordura. A Vitamina C é uma pectina que também auxilia na redução do colesterol LDL no corpo. A Vitamina B6 presente na Manga ajuda a controla os níveis de homocystiene.
Homocystiene é conhecido por ser prejudicial para os vasos sanguíneos e podem provocar ataques cardíacos e derrames. 

Pele: A Manga é bastante benéfica para a Saúde da pele. A Manga é uma fonte de antioxidantes, os antioxidantes são um dos principais nutriente que retardar o início do envelhecimento da pele e pigmentação. Além disso, A Vitamina C da Manga ajuda na cicatrização de espinhas e acne.

Diabetes: A Manga é bastante benéfica na regulação do nível de açúcar no sangue. Pois, a Mangiferina é um antioxidante presente na Manga, o que reduz a absorção de glicose no corpo e restringe enzimas que aumenta a digestão de hidratos de carbono. Além disso, os Polifenóis mostraram ser eficaz na redução dos níveis de açúcar no corpo. A Manga tem também um baixo índice glicêmico e, portanto, podem ser consumido sem interromper o nível de açúcar.

Cérebro: A Vitamina B6 é ​​encontrada em abundância na Manga, ela ajuda a melhorar a função cerebral, na manutenção de um sistema nervoso. Com isso irá melhora o humor e ajuda a controla o estresse. Além disso, A Vitamina B6 é conhecida como o construtor de energia e ajuda na construção da comunicação entre células nervosas.

Perda de Peso: A Manga é uma fruta de baixa caloria. Ela é uma excelente fonte de nutrientes de forma concentrada. Pois, ela substitui qualquer lanche da tarde. A Manga com seu Alto teor de fibras ajuda na digestão, Além disso, A Manga não contém qualquer traço de sódio e de gordura. Portanto, o consumo da Manga irá lhe deixa saciado por um longo tempo.

A Manga é uma rica fonte de ferro e podem prevenir a anemia, além disso, ela ajuda no aumento das células vermelhas do sangue no corpo e é recomendado para mulheres grávidas.

A Manga ajuda a aumentar a imunidade do corpo, por ser rica em antioxidantes e vários minerais que ajudam na restrição ataques microbianos e danos celulares.

A Manga é benéfico para os olhos: A Vitamina A na Manga ajuda a promover a saúde dos olhos. Cegueira noturna e secura dos olhos podem ser evitadas pela sua ingestão.

Dicas:

Para ter os benefícios da manga de forma integral, o ideal é consumir a fruta ou algum tipo de receita feita de forma caseira.

Pessoas que têm alergia ao látex, pode também ter reação alérgica à manga. Isso porque ela contém um composto chamado urushiol que leva à chamada dermatite de contato induzida por urushiol. O maior risco está na casca e na seiva da planta.

Alguns produtores colhem a manga ainda verde e forçam sua maturação utilizando carboneto de cálcio, uma prática proibida em muitos países. Apesar das controvérsias, este composto é potencialmente tóxico aos seres humanos. Assim, as opções de procedência confiável e orgânicas são as melhores escolhas.

Portanto apesar de todos os benefícios, a manga deve ser evitada quando se toma medicamentos anticoagulantes, pois o sangue pode se tornar extremamente fino. A manga pode ser consumida ao natural, em forma de suco, geleias, vitaminas, molhos ou juntamente com outros alimentos, podendo se adicionar a fruta em diversas receitas. É tempo de manga. E trate de aproveitar! A fruta que colore as feiras ajuda no combate ao câncer e protege contra ataques cardíacos.




#A manga ajuda nos cuidados com cabelo e pele, ao mesmo tempo em que nutre e purifica o organismo com suas propriedades antioxidantes e diuréticas. A manga pode substituir a sobremesa. Não engorda e faz bem ao coração.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

#Benefícios da Maçã!


Benefícios da Maçã



A maçã é uma fruta que, além de muito saborosa, traz muitos benefícios para nossa saúde. As maçãs são muito nutritivas, excelente fonte de vitaminas e minerais: contêm vitaminas A, B1, B2, niacina, vitaminas C e E, pectina e sais minerais como fósforo, magnésio, enxofre, potássio e ferro.

É também muito rica em substâncias chamadas flavonóides e ácido málico. A pectina, uma fibra encontrada na casca, modera o apetite porque dá sensação de saciedade, ajuda no combate ao envelhecimento das células do sistema imunológico e protege o organismo dos danos causados pelos radicais livres.

Poderosa Aliada contra a Gripe a quercetina presente na maçã é um poderoso agente antioxidante que pode afastar a gripe. Ela preserva as células, deixando o sistema imunológico mais forte. Embora não chegue a ser tão eficiente quanto a laranja, a maçã é considerada uma boa fonte de vitamina C, outro fortalecedor do sistema imunológico.

Tipos de Maçã



Fuji: É firme e crocante. Um pouco ácida, essa maçã vai bem com salada de frutas, sobremesas e geleias.

Gala: Macia e bem doce, é uma das mais ricas em antioxidantes. É um dos tipos mais consumidos no Brasil.

Red ou Argentina: Tem a polpa mais branquinha e, quando está mais madura, esfarela na boca.

Verde: Tem pouco açúcar e é bem ácida. Vai bem como complemento em pratos salgados, saladas e assados.

Como utilizar a maçã para aproveitar seus benefícios.
A maçã é uma fruta muito nutritiva que pode ser utilizada de variadas formas:

Maçã cozida ou assada - útil principalmente em caso de problemas gastrointestinais como vômitos ou diarreia

Maçã crua com casca - ajuda a diminuir o apetite, pois tem muitas fibras e a regular o intestino.

Maçã crua sem casca - indicado para prender o intestino.
Suco de maçã - ajuda a hidratar, regular o intestino preso e diminuir o apetite porque tem uma fibra chamada de pectina que fica no estômago mais tempo aumentando a saciedade.

Maçã desidratada - ótima para as crianças, pois tem uma textura mais crocante que pode ser usada como substituto da batata frita, por exemplo. Basta colocar a maçã no forno com temperatura baixa, cerca de 20 minutos até ficar crocante.

Chá de maçã - melhora a digestão e alivia a prisão de ventre. A casca da maçã também pode ser adicionada em chás menos saborosos como chá de quebra-pedra ou hipericão para dar um sabor mais agradável



Além disso a maçã é rica em antioxidantes, água e vitaminas, e por isso a maçã tem muitos benefícios para saúde:

Previne condições como intestino preso, gota, diabetes e enfermidades da pele.
Melhora o sistema nervoso e diminui a ansiedade.
Purifica o sangue.
Por ser antioxidante, retarda o envelhecimento.
Depura o sangue. Por conter ácido málico, limpa o trato vocal, boca, faringe e favorece uma voz com melhor ressonância.
Contribui para um sono tranquilo
Impede a formação de cálculos, evita a indigestão, previne a infecção da garganta.
A pectina e potássio evitam o acúmulo de gordura na parede arterial, prevenindo o entupimento das artérias.
Hidrata o corpo e repõe as energias.
Mantém os dentes brancos e saudáveis.
Ajuda a desintoxicar o fígado de toxinas.
Melhora o funcionamento cerebral e evita doenças como o mal de Alzheimer.

Portanto a maçã ajuda a controlar certas doenças como diabetes, melhora a digestão, contribuindo para um melhor aproveitamento dos nutrientes e é indicada para quem deseja emagrecer, porque é rica em fibras e tem poucas calorias.

#A maçã pode prevenir as doenças cardíacas se manter um estilo de vida saudável e uma dieta natural. As maçãs são muito ricas em nutrientes. Existem vários tipos e tamanhos, mas todas fornecem os mesmos nutrientes ao nosso corpo.



quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

#Alimentos Para Combater a Retenção de Líquido!


Alimentos Para Combater a Retenção de Líquido





O inchaço pode ter muitas causas e ser inclusive sintoma de muitas doenças. Mas uma das principais razões para o incômodo é manter uma rotina de maus hábitos alimentares. A causa mais comum do inchaço é a retenção de líquidos, provocada pelo acúmulo excessivo de água no organismo, o que leva ao inchaço principalmente na barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas. Outras causas de inchaço são a flatulência, gerada pelo acúmulo de gases no corpo, e a prisão de ventre, que pode formar aquela barriguinha indesejada. Mas com os ajustes certos no cardápio é possível eliminar o desconforto.

A retenção de líquido nada mais é que um inchaço causado pelo acúmulo de água em excesso no organismo, o que provoca a sensação de desconforto no corpo e dá a aparência de ter engordado alguns quilos.



É possível acabar com a retenção de líquido no corpo, mas é importante que você saiba que de vez em quando esse problema pode surgir, mesmo que você tome todas as precauções. Nesse caso, vale continuar seguindo as dicas abaixo, assim você diminui os efeitos do problema. Entretanto, se nada funcionar, procure orientação médica, a retenção hídrica pode também ser um sinal de que algo não vai bem com o seu organismo.

O que evitar:


Alguns alimentos, como brócolis, feijão, cebola, repolho, leite e couve, além de fast foods e refrigerantes, que são ricos em sódio, são mais difíceis de serem digeridos pelo nosso organismo, fazendo com que o intestino tenha que fermentá-los para facilitar a sua absorção. Com essa fermentação, o corpo se enche de gases que podem levar ao inchaço. O abdominal, também chamado de distensão abdominal, acontece quando a área da barriga fica maior que o normal.
Evite bebidas gaseificadas; Equilibre fibras e líquidos; Não exagere nas refeições; Mastigue bem os alimentos; Incorpore proteínas magras à dieta; Fuja dos alimentos produtores de gás; Caldos de carnes em tabletes que geralmente possuem alto teor de sódio; Sal adicionado sobre os alimentos; Bebidas alcoólicas em excesso; Alimentos salgados ou preparados com muito sal; Shoyo, molho de soja, rico em sódio, prefira consumir sempre o ligth e mesmo assim use com moderação.

Apesar de favorecerem o inchaço, esses alimentos não devem ser eliminados da alimentação, pois são ricos em nutrientes e contribuem para uma dieta saudável. No entanto, pessoas que sofrem com flatulências devem moderar o consumo desses alimentos, visando melhorar a sensação de inchaço.


O que consumir:




Melão, Melancia, Maracujá, Morango, Abacaxi, Alface, Agrião, Repolho, Cenoura, Laranja, Aveia, Banana, Abobrinha, Uva, Rúcula, Tomate, Salsinha, Alcachofra, Broto de feijão, Pepino, Erva-doce, Berinjela entre outros.


Além da ação diurética esses alimentos possuem ótima fonte de fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino e dessa forma outras toxinas são também eliminadas do nosso organismo.


Dicas:

Diminua significativamente o consumo de sal na mesa e deixe-o de fora na preparação dos alimentos. Escolha ervas frescas como orégano, manjericão, alecrim e louro para temperar. 


Inclua mais vitamina B6 (piridoxina) na sua rotina, pois a sua deficiência pode limitar a ação dos rins. Boas fontes são arroz integral e carne vermelha. 

Vitamina B5 (ácido pantotênico), o Cálcio e a vitamina D também ajudam o corpo a eliminar o excesso de fluidos. Aposte em frutas frescas e derivados do leite com pouca gordura. 

Beba chás de ervas com propriedades diuréticas, como dente-de-leão e cavalinha. 

Escolha alimentos com a mesma propriedade: melancia, pepino, agrião, aspargos, alface, melões, uva e suco de cranberry. 

Não esqueça de alimentos ricos em magnésio, pois ele pode ser eliminado com o uso excessivo de diuréticos. Opte por verduras folhosas, salsa e alho. 

Salsa, acelga, espinafre, couve, brócolis, cenoura e aipo vão garantir a sua dose de potássio. 

Beba muita água ao longo do dia. Pode parecer contraditório, mas um corpo bem hidratado retém menos líquido. 

Diminua bastante o consumo de bebidas como café, chá preto e álcool, que apesar de sua ação diurética, promovem a retenção de sódio. 

Consuma com moderação conservas, azeitonas, embutidos, molho de soja, sopas e molhos prontos e açúcar refinado. 

Enfim o inchaço acontece mais frequentemente devido ao consumo exagerado de alimentos com sal ou antes de menstruar. Porém, alguns problemas de saúde podem fazer o corpo reter líquidos, como problemas cardíacos, hipotireoidismo ou falha de algum órgão, como o fígado, por exemplo. Por isso, se o inchaço não reduzir através das alterações alimentares, é importante consultar o médico.

#Elimine o inchaço com mudanças na alimentação, chás e sucos mesclados de frutas e verduras são alimentos que não podem faltar para quem quer se livrar do inchaço!


terça-feira, 19 de janeiro de 2016

# Alimentos Bons Para a Memória!


Alimentos Bons Para a Memória



Muitas pessoas sofrem com a falta de memória e não necessariamente precisam ter mais idade para que isso aconteça. Os jovens também têm episódios de esquecimentos e isso pode prejudicar, e muito, no desenvolvimento das ações diárias, como estudar e trabalhar. Por isso ter uma alimentação saudável e uma dieta balanceada é importante para ajudar a combater esse problema.

Algumas mudanças em nosso cardápio podem ajudar nosso cérebro a se manter mais concentrado e até diminuir o envelhecimento cerebral, melhorando a nossa memória. Uma alimentação adequada, rica em antioxidantes também faz parte das ações para prevenir as chamadas doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, fatalmente relacionadas à produção de radicais livres pelo nosso organismo.

Outro ponto muito importante é não pular refeições, principalmente o café da manhã. Isso pode comprometer o desempenho cerebral por falta de glicose e levar à fadiga mental. O ideal é fazermos cinco refeições por dia, com um intervalo de três horas para cada uma, sem pular nenhuma refeição. 
Os benefícios de nos alimentarmos de forma adequada para suprirmos as necessidades do nosso organismo e mantê-lo saudável. Entre as regras básicas, estão: aumentar o consumo de frutas, vegetais, legumes, sementes, peixes e carnes magras e reduzir a ingestão de alimentos processados, com altas taxas de gorduras, açúcar e sal.
  

Alguns alimentos para melhorar a memória podem ser:



Nozes - além de ômega 3, têm vitamina E que, por ser antioxidante, diminui o envelhecimento das células do cérebro evitando o esquecimento.

Ovo - contém vitamina B12, que ajuda na formação dos componentes das células do cérebro fazendo com que funcionem corretamente. Além disso, a gema do ovo tem acetil-colina, que é importante para as funções de memorização do cérebro.

Leite - tem triptofano, que é um aminoácido que melhora o desempenho do cérebro e também ajuda a ter um sono mais tranquilo, fundamental para se armazenar a informação.

Gérmen de trigo - rico em vitamina B6, que ajuda a regular a transmissão da informação entre as células do cérebro.

Tomate - além de licopeno, que é antioxidante, tem fisetina, que é uma substância que melhora o funcionamento do cérebro e reduz o esquecimento.

Peixe: Essencial para o cérebro, melhora a memória, a concentração e possui ação anti-inflamatória. Protege os neurônios contra os radicais livres e preserva as membranas dos neurônios, colaborando para a troca de informações entre eles. Fonte de zinco o e selênio que estimulam a atividade cerebral, impedindo ondas de cansaço no final do dia.

Alface: Coma as folhas, talos e o coração, pois é aí que se concentram altas doses de lactucina, substância que age como calmante.

Laranja e maracujá: Previnem o cansaço e ajudam a combater o estresse. Contêm ainda vitamina C, que contribui para as defesas do organismo.

Maçã: é uma das principais fontes de fisetina, composto que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais. 

Frutas vermelhas: Possuem flavonóides, que exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória porque protegem os neurônios e são capazes de reverter déficits de memória.

Cafeína ajuda a melhorar a memória e a concentração dos funcionários, bem como a reduzir o número de erros cometidos durante o trabalho, boas fontes de cafeína são o café, chá preto e o chocolate amargo.

Sementes De Abóbora coma um punhado por dia irá e ela vai te fornecer o nível de diário recomendado de zinco, que ajuda a aumentar a concentração. As sementes de abóbora são também uma excelente fonte de ômega-3 ácidos graxos. 

Espinafres os níveis elevados de potássio encontrados no espinafre aumentam a velocidade de sinais enviados entre os neurônios do cérebro, tornando mais rápido os pensamentos e ações.

Dica: Para que esses alimentos melhorem a memória é necessário comer 1 desses alimentos todos os dias a cada refeição como por exemplo leite no café da manhã, salada com tomate, nozes e ovo ao almoço, suco de frutas cítricas com gérmen de trigo no lanche e salmão ao jantar. Se após 3 meses a enriquecer a alimentação com esses alimentos a memória não melhorar é importante consultar o médico.
Além de consumir alimentos que favoreçam seu desenvolvimento, pratique atividades de agilidade mental e fala cálculos e outros exercícios para exercitar o seu cérebro.



Portanto o jejum prolongado gera a formação de radicais livres, que prejudicam a liberação de neurotransmissores. Fora isso, o baixo consumo de nutrientes e de fontes de energia também gera um estresse no organismo, o que também interfere de forma negativa na função do cérebro e, consequentemente, na memória. Enfim na hora de escolher o que comer, é bom sempre investir nos antioxidantes como, por exemplo, frutas e legumes de cor alaranjada. Esses alimentos auxiliam na liberação de neurotransmissores que fazem com que a função cerebral seja perfeita. Além disso, os antioxidantes também favorecem a eliminação de radicais livres que interferem na boa função cerebral.


#Conheça os alimentos amigos da concentração e da memória. Alguns nutrientes protegem o cérebro e ajudam os neurônios trabalharem melhor.