sexta-feira, 20 de novembro de 2015

#Azeite de Oliva

Bom Dia meus Queridos! 

Motivos para você inserir o Azeite de Oliva nas suas refeições!



O Azeite de Oliva é o melhor exemplo de que nem toda gordura faz mal. O azeite de oliva extravirgem oferece atributos especialíssimos à saúde. Ele é rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico, que melhoram o perfil das gorduras do sangue: abaixa o colesterol ruim e aumenta o bom. Além disso, por ser prensado a frio, o extravirgem é tão puro que pode ser comparado a um suco de frutas: preserva os antioxidantes da azeitona, notadamente os polifenóis e a vitamina E. Os demais óleos vegetais recebem solventes químicos ao passarem pelo processo de refinação e com isso perdem boa parte desses agentes benéficos.

O azeite de oliva era considerado por Hipócrates, o Pai da Medicina, não só alimento, mas um poderoso remédio, ele utilizava o óleo para tratar ferimentos e aliviar dores, o que sinalizava uma propriedade anti-inflamatória. Na Roma antiga, o azeite de oliva integrava os rituais de saúde e beleza durante os banhos. Os romanos massageavam a pele com azeite, sem enxaguá-lo ou removê-lo. O azeite de oliva ganhou o status cientificamente comprovado de aliado do coração e está entre os alimentos essenciais para uma dieta saudável, capaz de combater os radicais livres, que envelhecem as células; combate o micro-organismo por trás da gastrite; oferece alívio para as dores crônicas; combate a osteoporose; protege o coração e o cérebro; fortalece as unhas; tem efeito analgésico; hidrata os cabelos; e tem ação preventiva em tumores. Nossa quantos benefícios num simples óleo eu particularmente adoro azeite no almoço!



ÓLEO DA BELEZA? isso mesmo o consumo de azeite de oliva pode fazer bem para a saúde da pele, pela grande quantidade de vitamina E. A aplicação direta do azeite na pele e cabelos está presente na composição de alguns cosméticos de beleza e tratamentos em spas. Sem falar nas diversas receitas caseiras encontradas na internet, que vão desde máscaras para fios de cabelo danificados até removedores de maquiagem. Aplicações na área da estética e beleza: Funciona como anti-rugas; Hidrata e suaviza peles secas; Purifica a pele; Acalma peles irritadas; Equilibra a oleosidade da pele; Melhora a elasticidade; Torna a pele mais luminosa e aumenta sua vitalidade; Dá brilho aos cabelos; É indicado para banhos relaxantes e massagens.




Tipos de azeites:



Diferença entre outros óleos Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos:



Apenas uma colher de chá de azeite de oliva extravirgem de boa qualidade, pode prevenir doenças cardiovasculares e câncer, e oferecer vitamina E, que atua como antioxidante, proporcionando 8% do valor diário recomendado dessa vitamina, 60 calorias por colher de chá e nada de colesterol. Incrível né!

Enfim o Azeite de Oliva tem mais benefícios do que se imagina, faz bem para a pele, olhos, ossos, saúde das células e função imunológica. É livre do colesterol, sódio e carboidratos. Sendo assim, por mais que o azeite seja considerado um fator importante na perda de gordura localizada na região abdominal, deve ainda ser considerado que o azeite atua somente como função complementar nesta busca, devendo sim optar pela prática de exercícios físicos e uma alimentação de qualidade, baseada em verduras, legumes e principalmente frutas, para melhorar a qualidade de vida e obter um corpo mais bonito.



Observação: A quantidade recomendada de azeite de oliva são duas colheres de sopa por dia, o equivalente a 30 gramas. Abusar do seu consumo pode resultar em ganho de peso, como sempre falo nada em excesso. Não apresenta contraindicações. Porém, pessoas que apresentaram alergia a algum componente do azeite não devem consumi-lo.

#O azeite pode ser consumido in natura finalizando as preparações como saladas, pratos como peixe, massas, carnes, entre outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário