quinta-feira, 19 de novembro de 2015

# O Café Benefícios e Malefícios!


O Café benefícios e malefícios!



Café a bebida mais apreciada e consumida em todo o mundo, eu sou suspeita a falar por que eu adoro café, nada como uma boa xícara de café ao acordar ou para quem preferir depois de uma refeição seja ele adoçado, amargo, com leite, á gosto de cada um. Suas características como o aroma, sabor e também seu efeito estimulante são irresistíveis. O cafezinho dá disposição pela manhã, tira aquela sonolência que às vezes surge depois do almoço, além disso, o café pode fazer muito bem à saúde humana e seu consumo diário e moderado (3 a 4 xícaras/dia) contribui na prevenção de várias doenças, como a diabetes, o câncer de cólon, fígado e mama, doença de Parkinson entre outras.

Muitas pessoas tomam café diariamente e não sabe o tanto de benefícios e substâncias está ingerindo além da cafeína o mesmo possui outros nutrientes como o potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades. Também possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, açúcares, polissacarídeos e antioxidantes, os quais combatem os radicais livres. Consumir moderadamente não acarreta riscos para a saúde. Porém doses elevadas podem trazer prejuízos ao organismo como taquicardia, palpitações, insônias, ansiedade, tremores, dores de cabeça e náuseas, principalmente em pessoas que são sensíveis a cafeína.
Recomenda-se para a pessoa que quer diminuir a quantidade de café diária, que faça isso de forma gradual, pois a interrupção abrupta pode trazer efeitos parecidos com os descritos anteriormente.




O SEGREDO É NÃO EXAGERAR! O café é uma bebida estimulante e não se pode exagerar na quantidade. Cada pessoa deve buscar qual dose diária de café que a satisfaz. Lembre-se que o café é uma bebida diurna, que ajuda nas atividades do dia, mas seu consumo deve ser reduzido no período da noite, para não afastar o sono.

Porém o metabolismo da cafeína é mais lento nas mulheres grávidas e no feto, resultando numa exposição a este composto mais longa e, possivelmente, em teores mais elevados. Uma vez que a cafeína atravessa facilmente a placenta. Seu uso durante a gravidez é desaconselhada devido ao aumento do risco de aborto e má formações congênitas.

Mas infelizmente nem tudo é alegria. O consumo exagerado de café pode trazer malefícios ao organismo, há um ditado famoso que diz “dependendo da dose o remédio vira veneno” e com o café não é diferente. Em grandes doses nos faz ir ao banheiro com mais frequência, pois é potente diurético. E como urinamos mais, podemos perder mais potássio, sódio, magnésio, cálcio, fósforo e ferro. Todos são elementos fundamentais para manter o equilíbrio da contração muscular, impulsos nervosos, ossos fortes e assim por diante. Também pode nos deixar mais ansiosos e agitados, interferindo em nosso sono, causar azia, pois causa uma irritação na mucosa esofágica; diminuição da absorção do ferro de origem vegetal, portanto pessoas que estão com anemia devem ter mais cuidado e também pode elevar a pressão arterial, sendo um risco para pessoas com hipertensão arterial. O excesso de cafeína pode causar transtorno mental temporário, síndrome de abstinência, intoxicação, inquietação, nervosismo, excitação, rubor, desconforto gastrointestinal, espasmos musculares, confusão na fala, insônia e alteração do ritmo cardíaco.

O café contém também substâncias antioxidantes, que contribuem para eliminar os radicais livres. E como toda substância que ascende à posição de protagonista em nossas histórias, a cada dia que passa este grão é alvo de pesquisas e estudos para comprovação dos benefícios (ou não) de seu consumo. Em suma, o café reúne sabor e saúde, em um único produto. Portanto tomar café na dose certa e na hora certa tem muitos benefícios para o nosso corpo, mas em excesso traz bastantes malefícios.





#Quando tomado em uma quantidade moderada pode ajudar na obtenção de uma mente sã, corpo e alma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário