segunda-feira, 23 de novembro de 2015

# Berinjela!


Bom Dia!

O poder da Berinjela!



A berinjela é um vegetal com alto teor de água, baixo de proteínas, é rica em fibras, sais minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio) e vitaminas (A, tiamina, riboflavina, niacina e C), saponinas, compostos fenólicos, tem baixas calorias e promete melhorar o funcionamento intestinal. Pouco presente na dieta do brasileiro, ela reúne muitas qualidades, tem resultados positivos na perda de peso, redução do colesterol, complicações cardíacas, reduz dores articulares, melhora a função intestinal, diminui o risco cardíaco, antioxidante, na saúde óssea por causa dos seus minerais, prevenção para alguns cânceres de pele, combate a celulite, é anti-inflamatória, entre outros.

Mas como ela vai te ajudar a perder peso? Como falei anteriormente, a berinjela dispõe de um elemento chamado saponina, ele diminui a absorção de gorduras. Quando você consume a água da berinjela ou o seu suco, conforme a preferência ela cumprirá uma função de desintoxicação no seu organismo, melhorando também a função renal ao atuar como diurético. Além disso, e graças às fibras presentes nas suas sementes, ela melhora a sua função intestinal, evitando problemas de prisão de ventre e de cólon irritado. Por isso, é recomendado beber um copo de suco de berinjela diariamente, bem antes das refeições principais. Desse modo, as gorduras não são absorvidas pelo organismo, mas para que você possa realmente emagrecer, siga uma dieta que não tenha gorduras em excesso e realize ao menos meia hora de exercícios diários. O suco de berinjela é um excelente aliado para baixar de peso, mas ele não funcionará por si só se não seguirmos uma dieta equilibrada.

Como existem muitos mitos e verdades sobre a berinjela eu separei alguns para esclarecer possíveis dúvidas. Eu descobri umas informações que eu não sabia! Como por exemplo, que não devemos comer a berinjela crua, pois ela pode causar danos no intestino, que vão desde um mal estar até diarreias. Isso por causa da presença de uma substância chamada solanina; a sua farinha não provoca a redução de peso; deve ser deixada de molho antes do preparo; pessoas que tem gastrite podem consumir sim desde que no preparo não use muito tempero; e ela não traz benefícios para quem tem reumatismo, pois ela ajuda a reduzir a concentração de ácido úrico no organismo, mas não tem estudos que comprovam que ela serve para o tratamento de reumatismo;

Dicas:

Como comprar: a berinjela de boa qualidade deve apresentar pedúnculo verde e rijo, fruto escuro, sem manchas, macio, de pele fina, brilhante e sementes claras. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais.

Como armazenar: até o momento do preparo, deve ser armazenada inteira e com casca, para que não haja perda de nutrientes e alterações sensoriais, sob-refrigeração, por um período máximo de 4 dias. Se guardada dentro do frigorífico, em um saco plástico, dura de uma a duas semanas.

Como evitar gosto amargo: para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente.

Como preparar: deve ser preparada com casca, em pedaços grandes e se for cozida em água, o volume da água de cozimento deve ser o menor possível, para minimizar a perda de nutrientes. Além disso, evite cozinhar por tempo prolongado em altas temperaturas para reduzir as perdas das vitaminas hidrossolúveis.

A berinjela pode ser utilizada em suflês, tortas, saldas, recheada e em forma de lasanha fica a seu critério usar da melhor forma para satisfazer seu paladar.




Como foi pedido irei colocar uma receita que pode se feita com a berinjela acompanhe a seguir:

Lasanha de Berinjela

Ingredientes:

Para o recheio de berinjela:
500 g de berinjela fatiada em rodelas finas
Azeite
1/2 xícara (chá) de manjericão verde picado
Orégano e sal a gosto
Para o molho branco:
3 colheres (sopa) de manteiga
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 xícaras (chá) de leite (1 litro, mais ou menos)
Noz-moscada moída ou ralada a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Para a montagem:
Refratário 25 cm x 35 cm e 5 cm de altura
Molho branco
Berinjelas
500 g de mussarela de búfala cortada em rodelas finas
250 g de tomates cortados em rodelas finas
Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo
Para o recheio de berinjela
Leve as rodelas de berinjela ao forno convencional e deixe entre 20 e 25 min.
No micro-ondas, deixe por 15 min, mexendo a cada 3 min. Tempere com azeite, manjericão e orégano.
Para o molho branco
Derreta a manteiga e junte a farinha. Mexa rapidamente por 1 ou 2 min.
Adicione o leite, mexendo até ferver e engrossar. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta. Cozinhe por 2 min em fogo brando. Retire do fogo e misture o queijo ralado. Reserve.
Para a montagem
Faça camadas alternadas com molho branco, massa, berinjela e mussarela de búfala. Finalize com massa, mussarela de búfala, tomate, molho e parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 180 C e deixe de 30 a 45 min.



Receita do Mais você (Ana Maria Braga).

É de dar água na boca né..rs na internet tem diversas receitas maravilhosas que podem ser feitas com Berinjela. Espero que tenham gostado das dicas e agora só aproveitar usar a criatividade e saborear sem medo. Lembrando que nada faz milagre sozinho uma boa alimentação tem que estar acompanhada à prática de exercícios.


# A berinjela é um alimento versátil. Não foi à toa que se tornou um dos principais ingredientes da culinária brasileira. Gostosa, tem papel fundamental na manutenção da saúde  e ainda influência na perda de peso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário